MATERNALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:

UMA ANÁLISE CRÍTICA DO FAZER DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA FOUCAULTIANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.176-189

Palabras clave:

Educação infantil; neoliberalismo; maternalização; docência.

Resumen

É inusitado ver um homem no trabalho pedagógico com as primeiras infâncias, desafiando as expectativas tradicionais. Com essa e outras reflexões, este artigo se desenvolve, a fim de perceber como o neoliberalismo tem criado caminhos ontológicos e epistemológicos da docência nas escolas ocidentais de Educação Infantil. Este artigo segue critérios de revisão bibliográfica e buscou discutir a maternalização do fazer da professora de Educação Infantil, partindo das ideias de Brown (2019), Dardot e Laval (2016), Diniz (1998), Foucault (2008c), Federici (2017) e Rosemberg (2003). Ao adotar uma perspectiva foucaultiana, observou-se que a docência em creches-escolas está sujeita a determinantes estruturais que refletem uma racionalidade político-moral: a supremacia do masculinismo branco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís dos Santos Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/UEFS)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde também concluiu a graduação em Pedagogia. Atualmente, é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Possui especialização em Neuropedagogia pelo Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães (NPGGG). Profissionalmente, atuou como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil no município de São Gonçalo dos Campos, Bahia, e como professora de Educação Infantil na creche-escola Catavento, em Feira de Santana, Bahia. Além disso, participou do Programa de Residência Pedagógica no Centro de Educação Básica (CEB) da UEFS. Sua experiência docente, profissional e em pesquisa abrange áreas como Coordenação Pedagógica na Educação Infantil, Docência na Educação Infantil, Letramento Infantil, Direito e Política (Pública) Social da Educação Infantil. 

Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Mestrado em Educação da UEFS/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, escola básica, formação de professor, políticas públicas, tecnologias e educação básica. Líder de Pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores, atuando na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Citas

ARAÚJO, Marlene. de; GOMES, Nilma. Lino. Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia de direitos em tempos antidemocráticos. In: GOMES, Nilma. Lino.; ARAÚJO, Marlene. de (org.). Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023. p. 27-59.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

CORSARO, Willian. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-446, maio/ago. 2005.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Cristian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DINIZ, Margareth. De que sofrem as mulheres-professoras? In: LOPES, Eliane Marta (org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 1998. p. 198-223.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagú, Campinas, n. 26, p. 279-287, jun. 2006.

FEDERICI, Silvia. Calibã e Bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PADILHA, Karina Lopes; STAROSKY, Miriam. A questão da cidadania e da liberdade nos processos da reforma psiquiátrica: Novas possíveis práticas de governamentalidade. Mnemosine, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 116-143, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1977. v. 1.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Aula 18 de Janeiro de 1978. In: FOUCAULT, M. Segurança, território e população: Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008b. p. 39-72.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2008c.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, tradução e revisão técnica de Roberto Machado. 16ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, out. 2006.

MACEDO, Elina Elias. Os direitos das crianças no centro da luta por creche. In: FINCO, Daniela; GOBBI, Maria Aparecida.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015.

MACHADO, Edneia; BROSTOLIN, Marta. A criança e infância na perspectiva da sociologia da infância e os entrelaçamentos com a educação infantil. In: CARVALHO, Janaína Nogueira Maia; ADEGAS, Fernanda Victória Cruz; SILVA, Camila Ferreira da; BROSTOLIN, Marta Regina (org.). A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância(s). Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. p. 41-57.

MORUZZI, Andrea Braga; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Sociologia da infância, pedagogia e currículo da educação infantil: algumas aproximações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, p. 166-185, set./dez. 2017.

ROSEMBERG, Fúlvia. Sísifo e a educação infantil brasileira. Pro-posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1 (40), p. 177-194, jan./abr. 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.

SENATORE, Regina Celia Mendes; VIEIRA, Cristiane Fogos. A mulher-mãe-professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, [s. l.], n. 10, jun. 2021.

Publicado

2025-07-31

Cómo citar

dos Santos Lopes, L., & Mary Moreira Santos, S. (2025). MATERNALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: : UMA ANÁLISE CRÍTICA DO FAZER DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA FOUCAULTIANA. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 176–189. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.176-189

Número

Sección

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”