MATERNALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO FAZER DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.176-189Palabras clave:
Educação infantil; neoliberalismo; maternalização; docência.Resumen
É inusitado ver um homem no trabalho pedagógico com as primeiras infâncias, desafiando as expectativas tradicionais. Com essa e outras reflexões, este artigo se desenvolve, a fim de perceber como o neoliberalismo tem criado caminhos ontológicos e epistemológicos da docência nas escolas ocidentais de Educação Infantil. Este artigo segue critérios de revisão bibliográfica e buscou discutir a maternalização do fazer da professora de Educação Infantil, partindo das ideias de Brown (2019), Dardot e Laval (2016), Diniz (1998), Foucault (2008c), Federici (2017) e Rosemberg (2003). Ao adotar uma perspectiva foucaultiana, observou-se que a docência em creches-escolas está sujeita a determinantes estruturais que refletem uma racionalidade político-moral: a supremacia do masculinismo branco.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Marlene. de; GOMES, Nilma. Lino. Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia de direitos em tempos antidemocráticos. In: GOMES, Nilma. Lino.; ARAÚJO, Marlene. de (org.). Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023. p. 27-59.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
CORSARO, Willian. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-446, maio/ago. 2005.
DARDOT, Pierre.; LAVAL, Cristian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DINIZ, Margareth. De que sofrem as mulheres-professoras? In: LOPES, Eliane Marta (org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 1998. p. 198-223.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagú, Campinas, n. 26, p. 279-287, jun. 2006.
FEDERICI, Silvia. Calibã e Bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PADILHA, Karina Lopes; STAROSKY, Miriam. A questão da cidadania e da liberdade nos processos da reforma psiquiátrica: Novas possíveis práticas de governamentalidade. Mnemosine, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 116-143, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1977. v. 1.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Aula 18 de Janeiro de 1978. In: FOUCAULT, M. Segurança, território e população: Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008b. p. 39-72.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2008c.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, tradução e revisão técnica de Roberto Machado. 16ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
KRAMER, Sônia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, out. 2006.
MACEDO, Elina Elias. Os direitos das crianças no centro da luta por creche. In: FINCO, Daniela; GOBBI, Maria Aparecida.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015.
MACHADO, Edneia; BROSTOLIN, Marta. A criança e infância na perspectiva da sociologia da infância e os entrelaçamentos com a educação infantil. In: CARVALHO, Janaína Nogueira Maia; ADEGAS, Fernanda Victória Cruz; SILVA, Camila Ferreira da; BROSTOLIN, Marta Regina (org.). A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância(s). Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. p. 41-57.
MORUZZI, Andrea Braga; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Sociologia da infância, pedagogia e currículo da educação infantil: algumas aproximações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, p. 166-185, set./dez. 2017.
ROSEMBERG, Fúlvia. Sísifo e a educação infantil brasileira. Pro-posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1 (40), p. 177-194, jan./abr. 2003.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.
SENATORE, Regina Celia Mendes; VIEIRA, Cristiane Fogos. A mulher-mãe-professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, [s. l.], n. 10, jun. 2021.
