PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LIBERDADE AGONÍSTICA:

LIMITE DO SUJEITO COM HIV NO CANAL HISTÓRIAS DE TER.A.PIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.275-298

Palabras clave:

Youtube, Self-narrative, Foucault’s Discursive Studies, Agonism

Resumen

Na contemporaneidade, o Youtube se torna suporte material para a produção de enunciados, como os do canal Histórias de ter.a.pia. O resultado dessa construção apresenta-se na forma de relatos de si, o qual culminou no objetivo deste artigo: o de esquadrinhar como o sujeito portador do vírus HIV relata sua experiência-limite em práticas discursivas no ter.a.pia. Diante disso, propõe-se a seguinte problematização: como o corpo do sujeito portador do vírus HIV manifesta suas relações de saber-poder imbricadas no relato de si como prática de liberdade agonística? O percurso investigativo apontou que a produção dos enunciados não se restringe à pauta social, ele diz respeito a um sujeito portador do vírus HIV que cuida de si e dos outros ao relatar a si mesmo a partir de uma experiência-limite.

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Biografía del autor/a

Patrícia Nunes de Paula de Jaime, Universidade Estadual de Maringá (PLE-UEM)

Doutoranda em Letras pela UEM (2025). Mestre em Letras pela UEM (2024). É graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela mesma instituição (2007); Especialista em MBA Executivo Gestão Empresarial pela UEM (2009); Especialista em MBA Marketing Comunicação e Mercado e Mídia pela Unicesumar (2018). Integra o Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM - GEDUEM/CNPq e o Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos GIEFUEM/CNPq. Atuou como Orientadora em PIC vinculado ao GESET UEM. Foi Professora Auxiliar do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue UEM, ministrou aulas de Técnicas de Secretariado, Comunicação nas Organizações, Gestão de Pessoas, Planejamento de Eventos e contribuiu com orientações de Relatório de Estágio (2019/2021). Tem interesse em pesquisas que tratam do Sujeito, Relato de Si, Cuidado de Si e Confissão na Produção do Diagnóstico do Presente na perspectiva de Michel Foucault.

Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2003), com estágio pós-doutoral no IEL- Unicamp (2012-2013); mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1975). Desenvolve pesquisas na área de Estudos Linguísticos sobre o funcionamento discursivo em materialidades imagéticas e linguísticas, inscritas no social e no político, campos nos quais se estabelecem intersecções da ordem do corpo, da língua, da história, da memória e das tecnologias, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, especialmente pelos fundamentos dos Estudos Discursivos Foucaultianos; da Semiótica peirceana e da Linguística. Sob tal envergadura e dispositivos, busca apreender, compreender e explicitar processos de subjetivação, de objetivação e de governabilidade das populações à margem da sociedade e minoritárias. O percurso empreendido tem por foco séries enunciativas cujas condições de existência tratem de: identidades; inclusão/exclusão; diversidade cultural, étnica, práticas discursivas e de leitura de diferentes materialidades; Português como língua adicional/estrangeira; imagem e(m)discurso. Lidera na UEM o Grupo de Pesquisa (CNPq) GEDUEM - Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM e integra o Grupos de Pesquisa (CNPq) GEF ? Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM.

Jefferson Gustavo dos Santos Campos, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil

Doutor em Letras, Área de Concentração: Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (2021), onde também obteve o grau de Mestre em Letras (2014) e a Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e literaturas correspondentes (2011). É Professor Adjunto lotado no Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (DALV/UNIR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGML) da Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho. Tem experiência docente e em pesquisa nas áreas de (i) Linguística, com ênfase nos Estudos Discursivos Foucaultianos, Análise do Discurso e Estudos do Texto e; (ii) Linguística Aplicadados com foco nas Epistemologias do Sul e nos Estudos Interseccionais. Atualmente, é vice-coordenador do Centro de Estudos da Linguagem (Gestão 2024-2026), um núcleo de apoio de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da Unir. É, também, líder do Grupo de Estudos sobre Discurso e Cultura na Amazônia (GEDisCA/CNPq), vice-líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (Geduem/CNPq); e atua como pesquisador no: Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia (Unir - Hibiscus/CNPq); no Grupo de Pesquisa Linguagem e Racismo da UFSB (GPLR/CNPq) e; no Círculo de Discussões da Análise do Discurso (CIDADI-UFPB). Suas pesquisas abordam práticas discursivas de subjetivação e de produção de sentidos nos campos das artes, da prática museológica, das mídias e do corpo como topias ou utopias no/pelo espaço digital. Seu interesse investigativo repousa, em especial, na prática de relatar a si mesmo como modo de produção do discurso verdadeiro e nas intersecções gênero, raça e espaço na produção do conhecimento (de práticas culturais no e partir do território amazônico). É membro das seguintes associações científicas: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras - GT Estudos Discursivos Foucaultianos (Anpoll), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), onde atua como Vice-Coordenador do Comitê de Análise do Discurso e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).

Citas

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Jaime, P. N. de P. de, Tasso, I. E. V. de S., & Campos, J. G. dos S. (2025). PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LIBERDADE AGONÍSTICA: : LIMITE DO SUJEITO COM HIV NO CANAL HISTÓRIAS DE TER.A.PIA. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 275–298. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.275-298

Número

Sección

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”