Discursive practices of agonistic freedom

the limit-experience of the subject with HIV in the channel histórias de ter.a.pia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.275-298

Keywords:

Youtube, Self-narrative, Foucault’s Discursive Studies, Agonism

Abstract

In contemporary times, YouTube becomes a material support for the production of statements, such as those from the channel Histórias de ter.a.pia. The result of this construction appears in the form of self-narratives, which led to the objective of this article: to analyze how the subject living with HIV narrates their liminal experience in discursive practices on ter.a.pia. In this context, we proposed the following issue: how does the body of the subject living with HIV manifest their relationships of knowledge-power intertwined in the self-narrative as a practice of agonistic freedom? The investigative journey indicated that the production of statements is not limited to social issues but also concerns a subject who governs themselves, that is, one who assumes power over their own body and produces power-knowledge relations.

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Author Biographies

Patrícia Nunes de Paula de Jaime, Universidade Estadual de Maringá (PLE-UEM)

Doutoranda em Letras pela UEM (2025). Mestre em Letras pela UEM (2024). É graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela mesma instituição (2007); Especialista em MBA Executivo Gestão Empresarial pela UEM (2009); Especialista em MBA Marketing Comunicação e Mercado e Mídia pela Unicesumar (2018). Integra o Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM - GEDUEM/CNPq e o Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos GIEFUEM/CNPq. Atuou como Orientadora em PIC vinculado ao GESET UEM. Foi Professora Auxiliar do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue UEM, ministrou aulas de Técnicas de Secretariado, Comunicação nas Organizações, Gestão de Pessoas, Planejamento de Eventos e contribuiu com orientações de Relatório de Estágio (2019/2021). Tem interesse em pesquisas que tratam do Sujeito, Relato de Si, Cuidado de Si e Confissão na Produção do Diagnóstico do Presente na perspectiva de Michel Foucault.

Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2003), com estágio pós-doutoral no IEL- Unicamp (2012-2013); mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1975). Desenvolve pesquisas na área de Estudos Linguísticos sobre o funcionamento discursivo em materialidades imagéticas e linguísticas, inscritas no social e no político, campos nos quais se estabelecem intersecções da ordem do corpo, da língua, da história, da memória e das tecnologias, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, especialmente pelos fundamentos dos Estudos Discursivos Foucaultianos; da Semiótica peirceana e da Linguística. Sob tal envergadura e dispositivos, busca apreender, compreender e explicitar processos de subjetivação, de objetivação e de governabilidade das populações à margem da sociedade e minoritárias. O percurso empreendido tem por foco séries enunciativas cujas condições de existência tratem de: identidades; inclusão/exclusão; diversidade cultural, étnica, práticas discursivas e de leitura de diferentes materialidades; Português como língua adicional/estrangeira; imagem e(m)discurso. Lidera na UEM o Grupo de Pesquisa (CNPq) GEDUEM - Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM e integra o Grupos de Pesquisa (CNPq) GEF ? Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM.

Jefferson Gustavo dos Santos Campos, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil

Doutor em Letras, Área de Concentração: Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (2021), onde também obteve o grau de Mestre em Letras (2014) e a Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e literaturas correspondentes (2011). É Professor Adjunto lotado no Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (DALV/UNIR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGML) da Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho. Tem experiência docente e em pesquisa nas áreas de (i) Linguística, com ênfase nos Estudos Discursivos Foucaultianos, Análise do Discurso e Estudos do Texto e; (ii) Linguística Aplicadados com foco nas Epistemologias do Sul e nos Estudos Interseccionais. Atualmente, é vice-coordenador do Centro de Estudos da Linguagem (Gestão 2024-2026), um núcleo de apoio de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da Unir. É, também, líder do Grupo de Estudos sobre Discurso e Cultura na Amazônia (GEDisCA/CNPq), vice-líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (Geduem/CNPq); e atua como pesquisador no: Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia (Unir - Hibiscus/CNPq); no Grupo de Pesquisa Linguagem e Racismo da UFSB (GPLR/CNPq) e; no Círculo de Discussões da Análise do Discurso (CIDADI-UFPB). Suas pesquisas abordam práticas discursivas de subjetivação e de produção de sentidos nos campos das artes, da prática museológica, das mídias e do corpo como topias ou utopias no/pelo espaço digital. Seu interesse investigativo repousa, em especial, na prática de relatar a si mesmo como modo de produção do discurso verdadeiro e nas intersecções gênero, raça e espaço na produção do conhecimento (de práticas culturais no e partir do território amazônico). É membro das seguintes associações científicas: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras - GT Estudos Discursivos Foucaultianos (Anpoll), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), onde atua como Vice-Coordenador do Comitê de Análise do Discurso e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).

References

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Published

2025-07-31

How to Cite

Jaime, P. N. de P. de, Tasso, I. E. V. de S., & Campos, J. G. dos S. (2025). Discursive practices of agonistic freedom: the limit-experience of the subject with HIV in the channel histórias de ter.a.pia. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 275–298. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.275-298

Issue

Section

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”