DISCIPLINA E VIGILÂNCIA NA ESCOLA NORMAL DE PORTEIRINHA/MG E O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

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DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.151-175

Palabras clave:

Disciplina; vigilância; escola normal; Porteirinha/MG.

Resumen

O presente artigo, apoiado no pensamento do filósofo Michel Foucault, discute como a Escola Normal de Porteirinha, Minas Gerais, traduziu e colocou em prática a política educacional do período compreendido entre 1964 a 1975. Para tal tarefa, foram analisadas fontes documentais como regimentos e legislações, bem como foram ouvidos atores que participaram da escola naquele tempo, como: docentes, alunos e servidores. A pesquisa mostra algumas estratégias pedagógicas que colocaram os estudantes em um ambiente com dispositivos normatizadores e de vigilância que ultrapassavam as barreiras da escola. Embora tenhamos alguns registros de embates e de transgressões às normas, o que ficou marcado foi o ideal de amor à profissão docente, de orgulho de ser brasileiro e de contribuir com o desenvolvimento do país.

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Silva, W. (2025). DISCIPLINA E VIGILÂNCIA NA ESCOLA NORMAL DE PORTEIRINHA/MG E O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 151–175. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.151-175

Número

Sección

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”