ARTE COMO DESOBEDIÊNCIA:
MICRONARRATIVAS QUE ESCAPAM AO CONTROLE EXERCIDO CONTRA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.224-248Palabras clave:
Estudos Culturais; cultura visual; currículo; ensino de arte.Resumen
Este estudo busca investigar de que modos as práticas de resistência no cenário educacional podem ressignificar o papel docente. Interessa-se por confrontar estruturas de poder, atribuindo foco a ações que, a partir da Arte, subvertem metanarrativas de controle e vigilância exercidas na educação. Para isso, adota-se uma metodologia bibliográfica e analítica, utilizando como fonte documental produções culturais e artísticas que operam como micronarrativas. Utilizam-se fundamentos teóricos e metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos da Cultura Visual. É possível perceber que as práticas analisadas não apenas denunciam as desigualdades estruturais, mas também oferecem caminhos para pensar uma educação transformadora e desobediente, a partir de propostas artísticas.
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