ARTE COMO DESOBEDIÊNCIA:

MICRONARRATIVAS QUE ESCAPAM AO CONTROLE EXERCIDO CONTRA A EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.224-248

Palabras clave:

Estudos Culturais; cultura visual; currículo; ensino de arte.

Resumen

Este estudo busca investigar de que modos as práticas de resistência no cenário educacional podem ressignificar o papel docente. Interessa-se por confrontar  estruturas de poder, atribuindo foco a ações que, a partir da Arte, subvertem metanarrativas de controle e vigilância exercidas na educação. Para isso, adota-se uma metodologia bibliográfica e analítica, utilizando como fonte documental produções culturais e artísticas que operam como micronarrativas. Utilizam-se fundamentos teóricos e metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos da Cultura Visual. É possível perceber que as práticas analisadas não apenas denunciam as desigualdades estruturais, mas também oferecem caminhos para pensar uma educação transformadora e desobediente, a partir de propostas artísticas.

 

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Biografía del autor/a

Emanuelle Dalécio da Costa, Universidade Estadual de Maringá (PIBIC/CNPq/UEM)

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui interesse pelas áreas de Arte, educação, imagens e processos de criação. Participa ativamente do grupo de pesquisa Arte, Educação e imagens (ARTEI/UEM). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEM). Integrou o Projeto de Extensão "Construindo a Cidadania com Adolescentes e Jovens do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Maringá-PR", vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Participação Política (NUPPOL/UEM). Realiza pesquisas sobre: Ensino de Arte, Formação docente, políticas curriculares, Estudos Culturais e Estudos da Cultura Visual.

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela UEM. É professor no curso de Artes Visuais na UEM desde 2012, onde, atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa "Imagens criadas com imagens: Arte, Educação e Cultura Visual" (2025-2030). É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI, desde 2019. É autor dos livros: "PROVOQUE: Cultura Visual, Masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020), "A vida de um Chuveirando" (2021) e "Não se nasce Azul ou Rosa, torna-se: Cultura Visual, Gênero e Infâncias" (2021); e organizador das coletâneas "Como pode uma Pedagogia viver fora da escola? Estudos sobre Pedagogias Culturais" (2020) e "É de menina ou menino? Imagens de Gêneros, Sexualidades e Educação" (2022).

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Dalécio da Costa, E., & Baliscei, J. P. (2025). ARTE COMO DESOBEDIÊNCIA: : MICRONARRATIVAS QUE ESCAPAM AO CONTROLE EXERCIDO CONTRA A EDUCAÇÃO. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 224–248. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.224-248

Número

Sección

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”