DO CONCEITO DE LETRAMENTO DIGITAL À SUA INSERÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.135-160Palavras-chave:
Ensino, Era digital, Formação, TecnologiaResumo
Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que estudou o letramento digital no contexto formador do pedagogo. Estamos inseridos na era digital, da informação e do conhecimento, a qual está privilegiando menos a mão de obra braçal e exigindo mais nossa capacidade de utilizar o cérebro, capacidades humanas de pensar, agir, analisar e discernir o que é acessado via WEB. Assim, tem-se como objetivo, explorar o letramento digital e sua inserção na formação acadêmica do pedagogo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, caracterizando-se como um estudo de caso, que utilizou como forma de aquisição de conhecimento questionários e a análise de conteúdo. Os questionários, aplicados com alunas de um curso de pedagogia foram realizados com perguntas abertas, e foram preenchidos sem a interferência das pesquisadoras. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). No que tange ao entendimento das alunas sobre o conceito de letramento digital, elas não se distanciam do que é defendido pelos autores que embasam o estudo, porém, apesar de afirmarem que suas experiências com as tecnologias no curso foram significantes, a maioria das alunas ainda não sente segurança para desenvolver o letramento digital em suas práticas futuras. Conclui-se que o letramento digital está sendo trabalhado no curso de pedagogia objeto do estudo, porém não se completa sem a ação humana.