A LOUCURA NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.62-91

Palavras-chave:

Loucura, Foucault, Exclusão social, Segregação, Liberdade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a visão de Foucault sobre a loucura, suas estruturas, consequências e interferências na construção do indivíduo. Para sua realização, desenvolvemos uma investigação de base bibliográfica com enfoque qualitativo e utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados. Ao integralizar o estudo, depreendemos que a loucura é uma construção social, cujas estruturas configuram um sistema de segregação. Além disso, a interferência das relações de poder sobre o indivíduo rotulado como “louco” resulta na perda de sua liberdade, o que impacta a ética social relacionada ao tratamento da loucura. Esse processo reforça o caráter instrumental da violência e cria significações filosóficas, psicológicas e sociais que comprometem a subsistência do “louco”.

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Biografia do Autor

Raimundo Nonato Saraiva Barroso Filho, Instituto Filosófico e Teológico São João Maria Vianney

Graduando em Filosofia no Instituto Filosófico e Teológico São João Maria Vianney da Diocese de Cruzeiro do Sul-Acre.

Marcondes Nicácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

rofessor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação (2021) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com pesquisa voltada à análise das relações entre educação do campo e pobreza no Vale do Juruá. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2016) pela Universidade Federal do Acre (UFAC), tendo investigado as interações entre professores e alunos em classes multisseriadas no ensino de ciências. Licenciado em Pedagogia (2009) pela UFAC, é também especialista em Pedagogia Gestora (2010) e Gestão Pública (2023). Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Cruzeiro do Sul, onde leciona disciplinas na área de Ciências da Educação nos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Processos Escolares. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (NIEPTEPE) e desenvolve investigações com ênfase em educação do campo, etnomatemática, políticas públicas educacionais e formação docente em contextos amazônicos. Foi Diretor Geral e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFAC Campus Cruzeiro do Sul (20142016). É autor dos livros Gestão de documentos escolares, Narrativas e a práxis pedagógica dos professores cruzeirenses e Educação Matemática na Amazônia: contextos e experiências, além de diversos capítulos e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

José Alessandro Cândido da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2023). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor Associado da Universidade Federal do Acre. 

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Saraiva Barroso Filho, R. N., Nicácio, M., & Cândido da Silva, J. A. (2025). A LOUCURA NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT. Revista Educação E Linguagens, 15(28), 62–91. https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.62-91

Edição

Seção

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”