“Nosso modelo é o som”: O espectralismo de Gérard Grisey, processos, temporalidades e influências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8235

Palabras clave:

Gérard Grisey, Síntese instrumental, Graus de mudança, Grau de previsibilidade, Tempo musical

Resumen

A música espectral, especificamente a de Gérard Grisey, revela um universo sonoro que entrelaça as pequenas variações de suas morfologias internas, o controle do tempo musical e a emergência de fenômenos acústicos e psicoacústicos singulares. Neste artigo, indagamos se o espectralismo é um movimento de ruptura com o passado ou reorganiza processos e técnicas composicionais anteriores, especificamente da vertente da música eletrônica do Estúdio da WDR, de Colônia. Para tanto, analisamos as noções de síntese instrumental, graus de mudança e grau de previsibilidade (pré-audibilidade) de Grisey, e veremos se elas se relacionam com procedimentos similares desenvolvidos anteriormente por outros compositores. Abordamos também como essas noções são aplicadas nas obras Périodes (1974), Partiels (1975) e Modulations (1976-77).  Concluímos esboçando uma articulação entre as epistemologias composicionais do serialismo integral dos anos 1950-60 e a proposta espectralista em que, apesar das diferenças, haveria uma convergência sobre o tempo musical, concebido como um fenômeno emergente decorrente da interação entre os outros parâmetros musicais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Rossetti, Universidade Federal de Mato Grosso

Danilo Rossetti é professor, pesquisador e compositor. Seu trabalho enfoca o uso da tecnologia e pesquisa interdisciplinar em processos criativos, performances e análises musicais. É autor de peças para diferentes formações instrumentais, acusmáticas, mistas e multimídia (instalações audiovisuais, música, dança e telemática) apresentadas em diversos eventos nacionais e internacionais, além de autor e coautor de vários artigos sobre processos criativos em música e análises musicais. É professor do Departamento de Artes da UFMT, docente colaborador do PPG em Música do IA- UNICAMP e líder do grupo de pesquisa “Criação, análise e performance musical com suporte computacional” (UFMT/CNPq). É doutor em Música pela UNICAMP com estágio doutoral no CICM da Universidade Paris 8, e realizou pesquisa de pós-doutorado NICS-UNICAMP com apoio da FAPESP.

Citas

BAILLET, Jérôme. Gérard Grisey: fondements d’une écriture. Paris: L’Harmattan, 2000.

BAILLET, Jérôme. Gérard Grisey (1946-1998) Partiels (1975). L´éducation musicale – Fascicule du baccalauréat, n. 473/474, 2000, p. 47-56

CATANZARO, Tatiana. La musique spectrale face aux apports technoscientifiques. Tese de Doutorado em Musicologia. Paris: Universidade Paris IV, 2013.

COPINI, Guilherme. O tempo como espaço do som: a composição da carne do tempo em Gérard Grisey. Tese de Doutorado em Música. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014.

DUFOURT, Hugues. La musique spectrale: une révolution épistemologique. Le Vallier: Éditions Delatour France, 2014.

FÉRON, François-Xavier. Gérard Grisey: première section de Partiels. Genesis, n. 31, 2010, p. 77-97.

GRISEY, Gérard. À propos de la synthèse instrumentale [1979]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 35 - 37.

GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008.

GRISEY, Gérard. La musique: le devenir des sons [1982]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 45 - 56.

GRISEY, Gérard. Les espaces acoustiques. Colônia: WDR, 2005. Compact Disc.

GRISEY, Gérard. Modulations pour 33 musiciens. Milão: Ricordi, 1978. Partitura, 63 p. Orquestra.

GRISEY, Gérard. Périodes per sette strumenti. Milão: Ricordi, 1974. Partitura, 54 p. 7 instrumentos.

GRISEY, Gérard. Structuration des timbres dans la musique instrumentale [1991]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 89 – 120.

GRISEY, Gérard. Tempus ex-machina: Réflexions d’un compositeur sur le temps musical [1980]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 57 - 88.

GRISEY, Gérard. Vous avez dit spectral? [1998]. In: GRISEY, Gérard. Écrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF, 2008, p. 121 – 124.

KOENIG, Gottfried Michael. Complex sounds [1965]. Disponível em <https://koenigproject.nl/wp-content/uploads/2020/02/Complex_Sounds.pdf>. Acesso em: 17 Ago. 2023.

KOENIG, Gottfried Michael. The Construction of Sound [1963]. Disponível em: <https://koenigproject.nl/wp-content/uploads/2019/08/The_Construction_of_Sound.pdf>. Acesso em: 17 Ago. 2023.

LIGETI, György. Artikulation (audio-partitura de Rainer Wehinger). Mainz: Schott, 1970.

LIGETI, György. Évolution de la forme musicale [1958]. In: LIGETI, György. Neuf essais sur la musique. 3a Ed. Genebra: Contrechamps, p. 119 – 137, 2010.

LIGETI, György. Musique et technique: Expériences personnelles et considérations subjectives [1980]. In: LIGETI, György. Neuf essais sur la musique. 3a Ed. Genebra: Contrechamps, p. 169 – 194, 2010.

LIGETI, György. Neuf essais sur la musique. 3a Ed. Genebra: Contrechamps, 2010.

RISSET, Jean-Claude; WESSEL, David. Exploration of Timbre by Analysis and Synthesis. In: DEUTSCH, Diana (Ed.). The Psychology of Music. 2a Ed. San Diego: Adademic Press, p. 113 – 169, 1999.

ROSSETTI, Danilo; ANTUNES, Micael; MANZOLLI, Jônatas. Compositional Procedures in Electronic Music and the Emergence of Time Continuum. Organised Sound, v. 25, n. 2, 2020, p. 156-167.

ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Opus, v. 22, n. 1, 2016, p. 59 - 96.

SÈDES, Anne. Les modèles acoustiques et leurs applications en musique: le cas du courant spectral français. Tese de doutorado em Música. Saint Denis: Université Paris VIII, 2000.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. ... How time passes by... Die Reihe, v. 3, p. 10 – 40, 1959. Versão inglesa. Trad. Cornelius Cardew.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Momentform: Nouvelles corrélations entre durée d’exécution, durée de l’œuvre et moment [1963]. In: Contrechamps, v. 9 Karlheinz Stockhausen. Paris: Éditions L’Age d’homme, p. 101 – 120, 1989.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Musique dans l’espace [1958]. In: Contrechamps n. 9 Karlheinz Stockhausen. Paris: Éditions L’Age d’homme, p. 78 – 99, 1989.

Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Rossetti, D. (2023). “Nosso modelo é o som”: O espectralismo de Gérard Grisey, processos, temporalidades e influências. Revista Vórtex, 11(3), 1–24. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8235

Número

Sección

Dossiê ”25 years without Gérard Grisey”