Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões são em fluxo contínuo. Cada número possui data limite para submissão. O processo de avaliação dura cerca de 3 meses e passa a contar a partir da data limite de cada número.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O manuscrito está preparado para avaliação duplo-cega (sem identificação dos autores no manuscrito).
  • O texto está em português, inglês ou espanhol.
  • O trabalho está dentro de uma das seguintes áreas temáticas (Música):
    - Criação, Estética e Composição Musical;
    - Performance Musical;
    - Análise, Percepção e Teoria Musical;
    - Musicologia e Etnomusicologia;
    - Computação Musical e Tecnologia da Música.
  • Somente serão aceitas submissões em que pelo menos um dos autores do trabalho possua titulação de doutor, exceto no caso de autor sênior com experiência comprovada.
  • Os autores devem ter participado suficientemente do trabalho para que seus nomes sejam listados como (co)autores.
  • Todos os autores que participaram do trabalho estão declarados nesta submissão (nome, email e Orcid). O primeiro autor será considerado como autor de correspondência.
  • Todos artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY-NC (Open-Access).

Diretrizes para Autores

Categorias

Template DOCX 1 (para artigo, resenha, tradução etc.)
• Artigo: entre 6.000 e 10.000 palavras
• Resenha: até 3.000 palavras.
• Tradução: de obra de terceiros, considerada relevante para a área e não disponível em formato de acesso aberto.

Template DOCX 2 (para partitura, audiovisual, patch etc.)
• Partituras: obras recentes ou históricas (PDF ou JPG 300 dpi). Devem acompanhar gravação de áudio para avaliação e publicação e texto descritivo com até 500 palavras.
• Patch: programações em diversas linguagens da computação musical (ZIP), texto descritivo de 500 palavras.
• Audiovisual: gravações em áudio e/ou vídeo de performance musical (enviar WAVE, AVI ou similar) e texto descritivo com até 500 palavras.

Títulos, Resumos e Palavras-Chaves

• Título: máximo de 90 caracteres, com espaço.
• Título: evite incluir números, acrônimos, abreviações ou pontuação.
• Resumo: máximo de 150 palavras.
• Palavras-chave: máximo de 5 entradas.

Layout

• É obrigatório o uso do arquivo ‘Template’.
• Use formato de arquivo: DOCX (ou ODT).
• Tamanho da folha: A4 (210x297mm)
• Margens: 2,0cm (sup. e inf.) e 2,5cm (dir. esq.)
• Espaçamento entre linhas: 1.5
• Espaçamento entre parágrafos: 0cm
• Alinhamento justificado
• Parágrafos com recuo de 1 cm
• Os textos devem ser configurados com os tipos de fonte apresentados no template. Podem ser baixadas gratuitamente em: https://fonts.google.com/

Figuras, Exemplos, Gráficos, Fotografias e Tabelas

• Devem ser inseridas no texto com legendas (FIGURA 1, EXEMPLO 1, TABELA 1 etc.), fonte tamanho 10 e com alinhamento centralizado.
• As imagens devem ser 100% legíveis. Recomendamos o uso de algum Editor de Imagem para o preparo das mesmas.
• Em caso de imagens digitalizadas, use 300 dpi de resolução.
• Favor inserir apenas tabelas editáveis.
• Fotografias devem apresentar os créditos ao fotógrafo.
• Legendas: sempre apresentar a fonte (exceto de autoria do próprio autor): FIGURA 1 – Bob Moog e Les Paul. Fonte: KETTLEWELL (2002, p. 113)
• Para atender aos leitores com deficiência visual, favor descrever a ilustração/gráfico na legenda ou, no caso de uma tabela extensa, inserir um apêndice com a descrição textual.

Notação Musical

• Nomes das notas musicais em maiúsculas (Dó, Ré, F, G# etc.).
• Defina no texto se o Dó central é Dó3 (sistema francês) ou Dó4 (sistema norte-americano).

Fontes Especiais

• Evite misturar fontes especiais com a fonte do corpo de texto (normas ABNT). Em caso de necessidade de uso de fontes especiais – como aquelas para notação musical ou hebraico –, prefira inserir em separado do corpo de texto, como exemplo ou figura. Em caso de exemplo forneça a fonte junto com a submissão (formato compatível com Macintosh ou Windows). Em caso de imagem, certifique-se apenas que a legenda descreve bem o seu conteúdo (para leitores cegos).

Citações (ao longo do documento)

• Até três linhas (completas) devem ser inseridas no corpo de texto com aspas duplas, fonte 12, e no sistema autor-data-página entre parênteses (AUTOR, 2014, p. 1). Obrigatório a indicação da(s) página(s).
• Com mais de três linhas (completas) deverão vir em um parágrafo separado e formatado em fonte 10 com recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, espaçamento simples, com sistema autor-data-página (AUTOR, 2014, p. 1). Separar a citação dos parágrafos anterior e posterior com uma linha em branco.
• Evite ao máximo citações sem referência de paginação. Dessa forma, é preferível (STOCKHAUSEN, 1958, p. 33) ao invés de (STOCKHAUSEN, 1958) que é um tanto vago.
• As citações devem ser estruturadas no sistema autor-data:

Uma obra com um autor: (STOCKHAUSEN, 1958, p. 33)
Uma obra com até três autores: (BOULEZ; CAGE; NATTIEZ, 1980, p. 22)
Uma obra com mais de três autores: (DELIÉGE et al., 2000, p. 11-13)
Citação de obra citada: (FORTE 1977 apud HYDE, 2007, p. 57)
Obra traduzida pelo autor do trabalho: (GRISEY, 1986, p. 11, tradução nossa)
Nome do autor incluído na sentença: Segundo Murail (2001, p. 35)

• Aspas simples (‘’) são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
• Notas de rodapé podem ser usadas como referências ou comentários adicionais. Indicar com numeração arábica.
• Evite notas-de-rodapé longas. Otimize a leitura do texto.
• Citação indireta é opcional (paráfrase e condensação), porém recomenda-se a indicação da(s) página(s).

Referências (no fim do documento)

Espaçamento simples entre linhas, espaçamento de 6pt entre parágrafos, fonte tamanho 12, sem indentação. Verifique abaixo alguns exemplos:

- Livros
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

- Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Nome. Título da parte. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do trabalho. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

- Artigos publicados em periódico
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, ano/data.

opcional: DOI. 00.0000/0000000. Disponível em: <http://>. Acesso em: 18 fev. 2019.

- Trabalhos publicados em anais de eventos científicos
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

- Teses e dissertações
SOBRENOME, Nome. Título. Ano defesa. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado, Área). Instituição, Local, ano.

- Trabalhos publicados online
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Local de publicação [se houver]: Editora, ano. Disponível em: <http://...>. Acesso em: 13 jan. 2019

- Partituras
SOBRENOME, Nome (compositor). Título. Local: Editora, ano. Descrição (Partitura), número de páginas. Instrumento(s).

- Gravação sonora no todo (disco, cassete sonoro, CD)
AUTORIA (Compositor ou intérprete). Título. Local: Gravadora, data. Tipo de mídia.

- Gravação sonora considerada em parte
AUTORIA (Compositor). Título da parte. Intérprete: nome. In: Título do álbum. Local: Gravadora, data. Tipo de mídia.

- Entrevista publicada
AUTORIA (entrevistado). Título da entrevista. Título e dados da fonte na qual foi publicada a entrevista. Entrevista.

- Entrevista não publicada
AUTORIA. Título (se houver). Local, data. Designação específica do tipo de informação. Entrevista.

Editorial

Apenas para editores e editores convidados.

Artigos

Compreende artigos completos e inéditos na área de música.

Dossiê

Dossiê temático (verificar chamadas específicas)

Resenha

Compreende resenhas de objetos de estudo

Entrevista

Entrevistas relevantes para a área.

Tradução

Tradução de artigos e capí­tulos de livros relevantes para a área.

Obra Artí­stica

Espaço dedicado para difusão de obras artísticas.

Partitura

Espaço dedicado para difusão de partituras.

Patch

Espaço dedicado para difusão de patchs computacionais.

Áudio

Espaço dedicado para difusão de áudios.

Ví­deo

Espaço dedicado para difusão de vídeos.

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