Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Vórtex é um periódico científico de acesso aberto dedicado à música, disponibilizado quadrimestralmente em versão eletrônica (online), e editado sob responsabilidade da Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar/Embap – Brasil). Tem como propósito a divulgação e compartilhamento gratuito de pesquisas originais para a comunidade acadêmica, nas seguintes subáreas e campos temáticos da música: Criação, Estética e Composição Musical; Performance Musical; Análise, Percepção e Teoria Musical; Musicologia e Etnomusicologia; Computação Musical e Tecnologia da Música. A Política Editorial estimula a submissão de trabalhos em português, inglês ou espanhol nos formatos de artigo, resenha, tradução, entrevista, partitura, patches, áudio e vídeo. Os trabalhos submetidos são avaliados e revisados por pareceristas ad hoc de diferentes instituições universitárias brasileiras e internacionais, em regime duplo-cego (double blind peer review), de acordo com o compromisso de boas práticas editoriais expressas pela Revista Vórtex em sua Política de Ética de Publicação. A Revista Vórtex é classificada no estrato A2 do Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2013-2016), e indexada em bases bibliométricas internacionais.

Política de Ética de Publicação

Este documento fornece informações gerais sobre nossas políticas e ética de publicação.
Clique aqui para verificar o documento completo: PDF

Periodicidade

Quadrimestral (3 edições ao ano).

Política de Acesso Livre

Fazemos parte de uma instituição educacional pública e sem fins lucrativos; portanto, nosso conteúdo é 100% gratuito e acesso livre.

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação é do tipo duplo cego. Cada submissão passará por dois pareceristas. Havendo divergência nas avaliações, um terceiro membro será adicionado no processo. Segue abaixo um fluxograma do processo de avaliação / publicação como um todo: