Política de Ética de Publicação

Este documento fornece informações gerais sobre nossas políticas e ética de publicação. A Revista Vórtex (ISSN 2317–9937) é uma publicação de música online do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar, Brasil). Fazemos parte de uma instituição educacional pública e sem fins lucrativos; portanto, nosso conteúdo é 100% gratuito (Open Access). De forma geral, incentivamos a submissão de pesquisas que apresentem grande valor à nossa sociedade, nos campos artístico, cultural e científico. Dentro da grande área de Música, nós publicamos trabalhos nas seguintes categorias:

- Criação Sonora e Composição Musical;
- Computação Musical e Tecnologia da Música;
- Estudos do som e Sonologia;
- Estética e Filosofia da Música
- Performance Musical;
- Análise, Percepção e Teoria Musical;
- Musicologia e Etnomusicologia;
- Música Popular.

1. Publicação, Preservação e Licenças

Nossa revista publica seu conteúdo em servidor da nossa universidade. O site principal de acesso é http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/index (URL curta: http://vortex.unespar.edu.br/). Uma vez publicados, todos os trabalhos são salvos no formato PDF/A para garantir a preservação e o arquivamento a longo prazo de documentos eletrônicos. Além disso, após cerca de 30 dias da publicação, todos números são distribuídos aos nossos bancos de dados parceiros para garantir melhor longevidade. Todos os artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (Open-Access).

2. Equipe

A Revista Vórtex funciona com dois EDITORES-CHEFES. As tarefas e responsabilidades dos editores são: trabalhar com confidencialidade em relação aos trabalhos submetidos; decidir publicar ou não um trabalho com base em sua originalidade, clareza, relevância e em consulta aos avaliadores; manter uma planilha atualizada com as informações dos avaliadores; encontrar potenciais novos avaliadores; estabelecer parcerias com conferências, instituições e associações para edições temáticas e/ou dossiês especiais; manter rotina de comunicação semanal (por email); manter a frequência de publicação da revista; consultar a documentação da CAPES; possuir conhecimentos básicos de: edição de texto de software; arquivamento PDF/A; gerenciamento da plataforma OJS; inglês para comunicação acadêmica; HTML e FTP.

O CONSELHO EDITORIAL da Revista Vórtex é um grupo de pesquisadores experientes de diferentes países que propõem a estrutura e as políticas da revista diretamente em contato com os editores. Cada membro é reconhecido em sua área, possui experiência em seu campo de pesquisa e apresenta as seguintes contribuições para a revista: identificar possíveis tópicos para dossiês temáticos futuros; assessorar nas orientações políticas e éticas da revista; pode ocasionalmente fornecer artigos para publicação; convidar pesquisadores com potencial de contribuição; identificar possíveis avaliadores ad hoc; realizar avaliação dos trabalhos enviados, especialmente quando houver conflito entre os avaliadores. O conselho editorial é renovado periodicamente, sempre com membros nacionais e internacionais.

O CONSELHO CONSULTIVO da Revista Vórtex é um grupo de pesquisadores experientes de diferentes países que auxiliam na tarefa de avaliar os trabalhos submetidos. O conselho consultivo é renovado a cada dois ou três anos, sempre com membros nacionais e internacionais. Ademais, trabalhamos também com AVALIADORES AD HOC, que são pesquisadores convidados a avaliar um texto. Não fazem parte do conselho consultivo, mas recebem crédito pela participação.

3. Autoria

Esta seção esclarece sobre informações gerais de autoria e plágio.

- Declaramos que a revista tem acesso aberto, ou seja, todo o conteúdo está disponível para leitura sem nenhum custo;
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Não cobramos taxas de processamento de artigos (APC) nem cobramos taxas de submissão;
- Enquanto periódico de acesso aberto de uma universidade pública e sem fins lucrativos, os autores estão cientes de que não há pagamentos a receber;
- Os autores devem ter participado suficientemente do trabalho para que seus nomes sejam listados como (co)autores. Recomendamos consultar a Taxonomia CRediT: https://credit.niso.org
- Todos os autores estão cientes desta submissão e concordaram com a sua submissão para publicação;
- Os autores devem declarar no manuscrito todas as fontes de financiamento para o trabalho;
- Os autores estão cientes que o trabalho enviado não foi publicado anteriormente e que não está sendo avaliado por outra revista (envio duplicado);
- Os autores estão cientes de que trabalhos recusados após nova submissão (2ª instância) não poderão ser submetidos uma terceira vez.
- Os autores serão considerados potenciais revisores ad hoc desta revista;
- Os autores declaram que o uso dos direitos autorais dentro do manuscrito foi creditado ao seu proprietário;
- Os autores concordam que softwares detectores de plágio serão aplicados em todas as submissões;
- Os autores concordam que a publicação pode estar sujeita a revisão profissional (responsabilidade do autor);
- Os autores são responsáveis por garantir que a gramática e a ortografia estejam corretas;
- Os autores são obrigados a fornecer as correções necessárias;
- Os autores estão cientes das normas da revista;
- O plágio é uma má prática não permitida em nossa revista. Ocorre quando alguém apresenta o trabalho e as ideias de outras pessoas sem o devido reconhecimento e referência. Esteja ciente de que o autoplágio recai neste caso. Se algum tipo de plágio for detectado, os editores recusarão o trabalho de imediato. Os autores devem cuidar para que seus textos não configurem como “pesquisa salame”. Se detectado pela nossa equipe, poderá acarretar recusa.

4. Processo de Submissão

Todo relacionado com as submissões devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma OJS: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/index (URL curta: http://vortex.unespar.edu.br/). Trabalhos fora das nossas normas não serão aceitos. Em caso de dúvidas, escrever para: revista.vortex@unespar.edu.br

5. Processo de Avaliação por Pares

Entendemos que o processo de revisão por pares depende de decisões responsáveis e éticas. Artigos submetidos serão enviados para revisão duplo-cega por pares antes da publicação (pré-publicação), que é um processo conduzido pelos editores em contato com os avaliadores. O principal objetivo de uma revisão é fornecer aos editores informações suficientes para uma decisão editorial. Portanto, tornar-se avaliador é uma posição acadêmica importante, pois são escolhidos pelos editores pelas suas competências e por garantir a qualidade da revista. A seguir, as políticas de nossa revista em relação ao processo de revisão por pares:

- Os avaliadores devem ajudar os autores com objetividade, apontando trabalhos relevantes que poderiam ser citados. Eles também devem instruir os autores sobre como aprimorar o trabalho para publicação;
- Os avaliadores não devem ter conflito de interesses e devem permanecer neutros e imparciais em relação à nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, gênero ou outras características dos autores;
- O processo de revisão por pares deve ser tratado com confiança e deve envolver apenas editores e avaliadores designados;
- No processo de revisão por pares, é garantida a confidencialidade dos nomes (duplo-cego); uma lista com os avaliadores será publicada no final do processo de publicação, mas não relacionando avaliador com cada artigo.
- Editores e revisores devem respeitar a independência intelectual dos autores;
- O formulário de revisão por pares está disponível para consulta mediante consulta;
- Em raras ocasiões, os editores podem fornecer pareceres.
- O “Formulário de Avaliação” utilizado para uso dos pareceristas apresenta o seguinte teor:

O parecer é anônimo e poderá ser enviado à autora / ao autor. Favor não compartilhar seu nome e contato. Algumas observações: [1] respeite a confidencialidade do material fornecido a você; [2] lembre-se de que todas as revisões devem ser conduzidas objetivamente, ou seja, críticas pessoais ao autor são inadequadas; [3] informe-nos em caso de conflito de interesse; [4] após a publicação de cada número, a revista disponibilizará em seu site a identidade dos pareceristas e suas afiliações institucionais referentes à edição em questão. Será sempre respeitado o sistema de revisão por pares duplo-cego. Os artigos não serão associados aos pareceristas.

- O trabalho apresenta contribuição relevante para a área?
- O título, resumo e palavras-chave expressam o conteúdo do trabalho?
- A fundamentação teórica ou metodologia são consistentes?
- A linguagem empregada é clara? O texto necessita de revisão gramatical ou ortográfica?
- As citações estão em conformidade com o sistema autor-data?
- As referências declaradas são todas citadas no corpo de texto?

- As imagens e ilustrações são legíveis?
- Qualidade geral do trabalho?
- Parecer Final
- Comentário geral (opcional)

6. Cronograma de Publicação

Somos uma revista on-line que opera em fluxo contínuo (submissões, avaliação e publicação). O tempo de avaliação é de pelo menos três meses, a partir da data de envio. Todo o processo respeita o seguinte fluxo:

- Os editores fazem uma primeira leitura do trabalho e decidem se a pesquisa é de interesse do periódico (1 semana);
- Os editores analisam o perfil e convidam dois revisores para a tarefa (1 semana);
- Os revisores avaliam o trabalho (8 semanas);
- Com base nas avaliações, os editores decidem sobre a publicação ou recusa (2 semanas);
- O tempo aproximado para uma decisão editorial é 3 meses.

Depois de aprovadas e todas as revisões feitas, cada trabalho será publicado de imediato (semelhante a ‘ahead of print’), ou seja, em uma plataforma on-line, existe a independência de publicar cada artigo assim que estiver pronto.