Provincianizando a ópera – produção de alteridades em “Les Indes Galantes”

producción de alteridades en Les Indes Galantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8229

Palavras-chave:

Les Indes Galantes, Les Sauvages, Jean-Philippe Rameau, Música e alteridade, Música e decolonialidade

Resumo

A ópera-balé Les Indes Galantes de Jean-Philippe Rameau (1683-1764), composta sobre libreto de Louis Fuzelier (1672-1752), é um exemplo notório da forma pela qual a música participou do processo de produção simbólica de alteridades que acompanhou a afirmação da hegemonia ocidental na Primeira Época Moderna. Compilando estudos críticos e musicológicos sobre a ópera, em especial sobre sua última parte, Les Sauvages, propomos uma leitura de aspectos de sua composição, de seu libreto, de suas referências textuais e de sua recepção à luz da proposta enunciada pelo historiador Dipesh Chakrabarty de provincianização da Europa. Argumentamos que elementos intrínsecos à composição e elementos da montagem mais recente da ópera – em 2019 na Opéra national de Paris – Opéra Bastille, França – produzem ruído no discurso eurocêntrico, desnudando e subvertendo em alguma medida as estratégias colonizantes de produção de alteridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maya Suemi Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maya Suemi Lemos é doutora em História da Música e Musicologia pela Université de Paris IV – Sorbonne (França); Professora Associada do Instituto de Formação Humana com Tecnologias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Suas pesquisas atuais têm foco nas dinâmicas pelas quais a música e as artes participaram nos processos de constituição da racionalidade e da mentalidade modernas.

Referências

FONTES

LAHONTAN, Baron de. Dialogues de M. le baron de Lahontan et d'un sauvage, dans l'Amérique : contenant une description exacte des moeurs et des coutumes de ces peuples sauvages ; Avec les voyages du même en Portugal et en Danemarc. Amsterdam: Chez la Veuve de Boeteman, 1704. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k82269m/f2.item. Acesso em 28 ago. 2023. Transcrição moderna disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/Dialogues_de_Monsieur_le_baron_de_Lahontan_et_d%E2%80%99un_Sauvage. Acesso em 28 ago. 2023.

MERCURE DE FRANCE., Paris, septembre 1725, vol. 2, p. 2274-2276). Disponível em: http://hdl.handle.net/2027/nyp.33433087530873?urlappend=%3Bseq=9. Acesso em: 29 ago. 2023.

MERCURE DE FRANCE. Paris, décembre 1725, p. 2827-2859. Disponível em: https://books.google.fr/books?id=KJNQAAAAYAAJ&hl=fr&pg=PT78&output=embed. Acesso em 28 ago. 2023.

RAMEAU, Jean-Philippe. Les Indes Galantes, ballet, réduit a quatre grands concerts : avec une nouvelle Entrée complette. Se vend à Paris : chez M. Boivin [...] : M. Leclair [...] : l'auteur [...], [1736]. Partitura. Disponível em: Bibliothèque nationale de France, BnF Gallica: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8451564d/f328.item#. Acesso em 26 ago. 2023.

RAMEAU, Jean-Philippe. Nouvelles suites de pièces de clavecin. Paris: Chez L'Auteur, Le Sr Boivin, Le Sr Leclerc, 1728. Partitura. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b9010056z. Acesso em 28 ago. 2023.

REFERÊNCIAS

AHN, J. Cabelle. Latitudes of Tenderness: Imagining Nouvelle France in the Ancien Régime. Journal18, Issue 13, Race, pp. 1-29, Spring 2022.

BARROS, Christopher J. Voltaire et le sauvage civilisé. Master's These, San Jose State University, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência [1991]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BELLMAN, Jonathan (ed.). The Exotic in Western Music. Boston: Northeastern University Press, 1998.

BETZWIESER, Thomas. Exotismus und “Türkenoper” in der französichen Musik des ancient Régime. Laaber: Laaber-Verlag, 1993.

BLOECHL, Olivia. Native American Song at the Frontiers of Early Modern Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

BLOECHL, Olivia. Protestant Imperialism and the Representation of Native American Song. The Musical Quarterly, Vol. 87, No. 1, pp. 44-8, Spring, 2004.

BLOECHL, Olivia. Savage Lully. Cahiers du dix-septième: An Interdisciplinary Journal, XI, pp. 45-80, 2006.

CAPMARTIN, Sophie. A Strange Embassy: Five Native Americans at the Court of Louis XV. Texto apresentado no 47th Annual Meeting, “The Familiar and the Strange” - East-Central American Society for Eighteenth-Century Studies, University of Mary Washington Fredericksburg, Virginia, 2016.

CAPMARTIN, Sophie. Dissonant sauvages: Representations of Louisiana natives in French cultural productions, 1683-1753. Submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree Doctor of Philosophy, Tulane University, 2021.

CHAKRABARTY, Dipesh. Postcoloniality and the Artifice of History: Who speaks for ‘Indian’ Pasts? Representations, n. 37, Special Issue: Imperial Fantasies and Postcolonial Histories, University of California Press, 1992.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe. Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton: Princeton University Press, 2000.

CÔTÉ, Sébastien. Adario et sa descendance : personnages amérindiens dans le théâtre français du XVIIIe siècle. In: VAILLANCOURT, Luc; TAILLEUR, Sandrine ; URBAIN, Émilie (dir.). Voix autochtones dans les écrits de la Nouvelle-France. Paris: Hermann, pp. 341-365, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs [1980]. São Paulo: Editora 34, 2011.

DUCHET, Michèle. Anthropologie et histoire au siècle des Lumières [1971]. Paris: Albin Michel, 1995.

GALLOUËT, Catherine. Transformation de l’autre exotique dans Les Indes galantes de Rameau et Fuzelier (1736). Le Monde Français du Dix-Huitième Siècle, Volume 5, Issue-numéro 1, Transposition(s) and Confrontation(s) in the British Isles, in France and Northern America (1688-1815), Dir. Pierre-François Peirano & Hélène Palma, pp. 1-12, 2020.

LECOMTE, Nathalie. Les divertissements exotiques dans les opéras de Rameau. In : Jean-Philippe Rameau.Colloque international organisé par la Société Rameau, Dijon 21-24 septembre 1983, Paris, Genève, Champion-Slatkine, 1987.

LOCKE, Ralph P. Constructing the Oriental 'Other': Saint-Sains's Samson et Dalila, Cambridge Opera Journal, 3, no. 3, pp. 261-302, 1991.

LOCKE, Ralph P. Musical Exoticism: Images and Reflections. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

LOCKE, Ralph P. Music and the Exotic from Renaissance to Mozart. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

MANN, Barbara Alice. Native American Speakers of the Eastern Woodland. Selected Speeches and Critical Analyses. Wesport, Connecticut; London: Greenwood Publishing Group, 2001.

MEGLIN, Jellen A. Sauvages, Sex Roles, and Semiotics: representations of Native Americans in the French Ballet, 1736-1837. Part One: The Eighteenth Century. Dance Chronicle, Vol. 23, No2, pp. 87-132, 2000.

PISANI, Michael V. Imagining Native America in Music. New Haven & London: Yale University Press, 2005.

OUELLET, Réal. Adario : le Sauvage philosophe de Lahontan. Québec français, n. 142, pp. 57–60, été 2006.

SADLER, Graham Sadler. Patrons and Pasquinades: Rameau in the 1730s. Journal of the Royal Musical Association, 113:2, pp. 314-337, 1988.

SAVAGE, Roger. Rameau's American dancers. Early Music, pp. 441-452, October 1983,

SCOTT, Derek B. Orientalism and Musical Style. The Musical Quarterly, Vol. 82, No. 2, pp. 309-335, Summer, 1998.

TAYLOR, Timothy D. Beyond Exoticism: Western Musica and the World. Durham and London: Duke University Press, 2007.

THWAITES, Reuben Gold (Org.). The Jesuit Relations and Allied Documents: Travels and Explorations of the Jesuit Missionaries in New France, 1611-1791. Cleveland: The Burrows Brothers Co., 73v, 1896-1901.

WHAPLES, Miriam Karpilow. Exoticism in Dramatic Music, 1600-1800. Ph.D. dissertation, Indiana University, 1958.

Downloads

Publicado

24.12.2023

Como Citar

Lemos, M. S. (2023). Provincianizando a ópera – produção de alteridades em “Les Indes Galantes”: producción de alteridades en Les Indes Galantes. Revista Vórtex, 11(3), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8229

Edição

Seção

Artigos