Rhythms of Diplomacy: Pan-American Echoes in Guarnieri’s Flute Improviso No. 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8218

Palavras-chave:

Camargo Guarnieri, Pan-Americanism, Improviso No. 2, Topic Theory

Resumo

Este artigo explora a interação do compositor Camargo Guarnieri com o pensamento Pan-Americanista no Brasil dos anos 1940 e seu impacto em suas composições, focando especialmente no Improviso No. 2 para flauta solo. Em meio aos ideais de unidade intercontinental, as conexões de Guarnieri com enviados culturais dos EUA, Carleton Sprague Smith e Aaron Copland, influenciaram suas obras. Examinando o Improviso No. 2 através da Teoria das Tópicas, o estudo revela os elementos rítmicos que refletem a imersão de Guarnieri no ambiente latino-americanista fomentado por seus contatos americanos. Fontes arquivísticas negligenciadas, incluindo relatórios e correspondências de Smith e Copland, enriquecem a análise, fornecendo insights sobre as escolhas musicais e experiências de Guarnieri no cenário de intercâmbio cultural. O artigo contribui para uma compreensão mais profunda da música de Guarnieri e suas conexões com os ideais Pan-Americanistas, lançando luz sobre um aspecto menos conhecido de sua produção composicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pyero Talone, University of Missouri Kansas City

Pyero Talone holds bachelor’s degrees in music from the Universidade Federal de Goiás and in International Relations from the Pontifícia Universidade Católica de Goiás, in Brazil. He also holds a master’s degree in music from the University of Wyoming - where he also worked as a Graduate Assistant – and a Doctor of Musical Performance degree from the University of Missouri Kansas City. As a flutist, Pyero has performed regularly with the Orquestra Filarmônica de Goiás in his hometown, Goiania. With Brazilian music being his main research interest, Pyero has presented in conferences in the United States, Brazil, and Spain.

Referências

16A.036. , 1940. Disponível em: <https://museuvillalobos.tainacan.org/vila_info_form_f/1977-16a-036/>

ABREU, Maria. Camargo Guarnieri - O homem e episódios que caracterizam sua personalidade. Em: SILVA, Flávio. (Ed.). Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001. p. 33–55.

AGAWU, Victor Kofi. Topic Theory: Achievement, Critique, Prospects. Em: LÜTTEKEN, L.; HINRICHSEN, H.-J. (Eds.). Passagen, IMS Kongress Zürich 2007: Fünf Hauptvorträge, Five Key Note Speeches. Kassel: Bärenreiter, 2008. p. 38–69.

AGAWU, Victor Kofi. Music as Discourse: Semiotic Adventures in Romantic Music. New York: Oxford University Press New York, 2009.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: I. Chiarato & Cia, 1928.

ANDRADE, Mário de. Camargo Guarnieri. O Estado de São Paulo, 28 jan. 1940.

ARLETYS, F. E. El tópico de la negritud en la música latinoamericana: autores y géneros musicales. Master’s Thesis—Oviedo, Spain: Universidad de Oviedo, 21 jun. 2023.

BAUER, Mario.; REIS, Claire. R. Twenty-Five Years with the League of Composers. The Musical Quarterly, v. 34, n. 1, p. 1–14, 1948.

Brazilian Composer Coming to Symphony. The Boston Globe, p. 16, 25 mar. 1943.

CAZARRÉ, M. M. A trajetória das danças de negros na literatura pianística brasileira: um estudo histórico-analítico. Pelotas, Brazil: Editora e Gráfica Universitária, UFPel, 2001.

Concert and Opera. The New York Times, p. X 7, 21 fev. 1943.

Concerto da Escola Nacional de Música em Homenagem ao Sr. Carleton Spraghe Smith. Correio da Manhã, p. 5, 19 jul. 1940.

CONTIER, Arnaldo Daraya. Mário de Andrade e a Música Brasileira. Revista Música, v. 5, n. 1, p. 33–47, maio 1994.

COPLAND, Aaron. South American Diary. dez. 1941. Aaron Copland Collection, 1841-1991, Music Division, Library of Congress, Washington D.C.

COPLAND, Aaron. [Correspondência]. Destinatário: Leonard Bernstein. New York, 1942.

COPLAND, Aaron (compositor). Danzón Cubano. London, U.K.: Boosey & Hawkes, 1949. Partitura, 19 páginas. Piano.

COPLAND, Aaron. Copland on Music. New York: Doubleday, 1960.

COPLAND, Aaron. To Irving and Verna Fine. Em: CRIST, E. B.; SHIRLEY, W. (Eds.). The Selected Correspondence of Aaron Copland. New Haven & London: Yale University Press, 2006a.

COPLAND, Aaron. To Marcelle de Manziarly. Em: CRIST, E. B.; SHIRLEY, W. (Eds.). The Selected Correspondence of Aaron Copland. New Haven & London: Yale University Press, 2006b.

Copland Timeline 1900 to 1990. web page. Disponível em: <https://www.loc.gov/collections/aaron-copland/articles-and-essays/copland-timeline-1900-to-1990/1921-1930/>. Acesso em: 13 jul. 2022.

COSTA, J. R. DA. Tópicas afro-brasileiras como tradição inventada na música brasileira do século XX. Master’s Thesis—São Paulo, Brazil: Universidade de São Paulo, 2017.

FAVIANO, Giovana Beraldi. Fundo Camargo Guarnieri: reflexões multidisciplinares. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, p. 291–302, ago. 2019.

FILHO, Caldeira. Artes e Artistas - Departamento Municipal de Cultura. O Estado de São Paulo, 30 nov. 1941.

GIÃO. Melhoras sensíveis. Correio da Manhã, p. 31, 11 maio 1944.

GUARNIERI, Camargo. Carta aberta. Resenha Musical, v. 37, set. 1941a.

GUARNIERI, Camargo (compositor). Improviso no. 2 para flauta solo. 31 dez. 1941b. New York Public Library, Performing Arts Research Collections - Music, New York. Manuscrito, 3 páginas. Flauta transversal.

GUARNIERI, Camargo. [Correspondência]. Destinatário: Mário de Andrade. New York, 1 jan. 1943.

GUARNIERI, Camargo.[Correspondência]. Destinatário: Serge Koussevitzky, 30 jul. 1944.

GUARNIERI, Camargo. Depoimento. Em: Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001b. p. 15–16.

GUARNIERI, Camargo. Carta aberta aos músico e críticos do Brasil. Em: SILVA, Flávio (Ed.). Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001a. p. 143–145.

HESS, Carol A. Copland as Good Neighbor: Cultural Diplomacy in Latin America During World War II. Library of Congress, Washington D.C., 2014. Disponível em: <https://www.loc.gov/item/webcast-6695/>

HESS, Carol A. Aaron Copland in Latin America Music and Cultural Politics. Champaign: University of Illinois Press Champaign, 2023.

Homenagens. Jornal do Brasil, p. 9, 17 jul. 1940.

KLEIN, Michael L. Intertextuality in western art music. Bloomington, IN: Indiana University Press, 2005.

KOELLREUTTER, Hans Joachim (compositor). Improviso e Estudo para Flauta. São João Del Rei, Minas Gerais: Fundação Koellreutter, 1938. Partitura, 6 páginas. Flauta transversal.

KOUSSEVITZKY, Serge. [Correspondência]. Destinatário: Camargo Guarnieri. Boston, 30 jul. 1944.

KUSS, Malena. (Ed.). Libraries, history, diplomacy, and the performing arts: essays in honor of Carleton Sprague Smith. Stuyvesant, NY: Pendragon Press in cooperation with the New York Public Library, 1991.

LOPES, J. W. As Cirandas de Heitor Villa-Lobos: Uma análise a partir da Teoria dos Tópicos. Master’s Thesis—Lisbon, Portugal: Universidade Nova de Lisboa, out. 2021.

MADRID, Alejandro L.; MOORE, Robin. D. Danzón: Circum-Caribbean Dialogues in Music and Dance. New York, NY: Oxford University Press, 2013.

Mais uma homenagem ao Sr. Carleton Sprague Smith. Correio da Manhã, p. 5, 19 jul. 1940.

MANUEL, Peter. From Contradanza to Son: New Perspectives on the Prehistory of Cuban Popular Music. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, v. 30, n. 2, p. 184–212, 2009.

MONELLE, Raymond. The musical topic: hunt, military and pastoral. Bloomington: Indiana University Press, 2006.

MOURA, R. F. M. DE. O toque de Midas do Choro: estabilidade e fricção sob a luz das tópicas. Master’s Thesis—Brasília, Brazil: Universidade de Brasília, 2012.

NYE, Joseph Samuel. Public Diplomacy and Soft Power. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 616, p. 94–109, 2008.

Ouvindo o compositor Camargo Guarnieri. Correio Paulistano, p. 3, 14 abr. 1942.

PALOMINO, Pablo. The invention of Latin American music: a transnational history. New York: Oxford University Press, 2020.

PEREIRA, Antônio Leal de Sá. Mozart Camargo Guarnieri - Uma esplêndida afirmação da música brasileira. Em: SILVA, Flávio (Ed.). Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001.

PIEDADE, A.; BENCKE, E. Tópicas em Camargo Guarnieri: uma análise da Sonatina Nr. 1. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Anais...Curitiba: 2009.

PLESCH, Melanie. The Topos of the Guitar in Late Nineteenth- and Early Twentieth-Century Argentina. The Musical Quarterly, v. 92, n. 3/4, p. 242–278, 2009.

PLESCH, Melanie. Topic Theory and the Rhetorical Efficacy of Musical Nationalisms: The Argentine Case. Proceedings of the International Conference on Music Semiotics. Anais... Em: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSIC SEMIOTICS. University of Edinburgh, UK: IPMDS – International Project on Music and Dance Semiotics, 26 out. 2012.

PRINCIPI, D. Rethinking Topic Theory: An Essay on the Recent History of a Music Theory. Music Theory Online, v. 30, n. 1, mar. 2024.

RATNER, Leonard G. Classic music: expression, form, and style. New York : London: Schirmer Books ; Collier Macmillan Publishers, 1980.

Report of the Committee on Inter-American Relations in the Field of Music. Washington, DC: U.S. Dept. of State, 1940.

RIBEIRO, Darcy. The Brazilian people: the formation and meaning of Brazil. Gainesville: University Press of Florida, 2000.

SANDRONI, Carlos. Le tresillo: Rythme et “Métissage” dans la musique populaire latino-américaine imprimée au xixe siècle. Cahiers de musiques traditionnelles, v. 13, p. 55–64, 2000.

SANDRONI, Carlos. O paradigma do tresillo. OPUS; v. 8 (2002): Volume 8. Fevereiro 2002*, 2002.

SANTAROSA, Mário. Camargo Guarnieri, a música e o amor. Diário de Notícias, 14 nov. 1965.

SHEPARD, John. The Legacy of Carleton Sprague Smith: Pan-American Holdings in the Music Division of the New York Public Library for the Performing Arts. Notes, v. 62, n. 3, p. 621–662, 2006.

SILVA, Flávio. Camargo Guarnieri e Mário de Andrade. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, v. 20, n. 2, p. 184–212, 1999.

SILVA, Flávio. (Ed.). Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001a.

SILVA, Flávio. Invitation au voyage. Em: SILVA, Flávio (Ed.). Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001b. p. 73–90.

SLONIMSKY, Nicolas. Music of Latin America. New York: Da Capo Press, 1972.

SMITH, Carleton Sprague. Musical Tour Through South America, June-October. New York: [s.n.].

SMITH, Carleton Sprague. [Correspondência]. Destinatário: Camargo Guarnieri. Bueno Aires, 29 jul. 1940b.

SMITH, Carleton Sprague et al. Fifth spring festival of Latin American music: chamber music I. Bloomington, Indiana: Indiana University School of Music, 8 maio 1967.

TACUCHIAN, Maria de Fátima Granja. Panamericanismo, propaganda e música erudita: Estados Unidos e Brasil (1939-1948). Doctoral Dissertation—São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

TACUCHIAN, Ricardo. O sinfonismo guarnieriano. Em: SILVA, F. (Ed.). Camargo Guarnieri: O Tempo e a Música. Rio de Janeiro; São Paulo: Ministério da Cultura, FUNARTE; Imprensa Oficial SP, 2001. p. 447–463.

TALONE, Pyero. Pan-American Musical Exchange: The Relationship Between Camargo Guarnieri and Carleton Sprague Smith. D.M.A.—United States -- Missouri: University of Missouri - Kansas City, 2023.

TOTA, Antônio Pedro. The seduction of Brazil: the Americanization of Brazil during World War II. 1st ed ed. Austin: University of Texas Press, Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies, 2009.

TYRRELL, Sarah. M. Camargo Guarnieri and the Influence of Mário de Andrade’s Modernism. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, v. 29, n. 1, p. 43–63, 2008.

VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri, Brazilian composer: a study of his creative life and works. Bloomington: Indiana University Press, 2005.

WALKER, John L. Folklore, serialism, and clicking keys: a brief survey of the literature for unaccompanied flute from Latin America. Flutist Quarterly, p. 41–45, 2016.

Downloads

Publicado

06.02.2024

Como Citar

Talone, P. (2024). Rhythms of Diplomacy: Pan-American Echoes in Guarnieri’s Flute Improviso No. 2 . Revista Vórtex, 11(3), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8218

Edição

Seção

Artigos