Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado

Autores

  • Tales Eduardo Pelison Botechia Universidade Estadual de Campinas
  • Tadeu Moraes Taffarello Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Almeida Prado, Nadia Boulanger, Análise Musical, Voz, Piano

Resumo

"Portraît de Nadia Boulanger" , para voz e piano, foi composta em 1972 por Almeida Prado (1943-2010) como uma homenagem à sua professora durante o perí­odo de aperfeiçoamento na França, que durou de 1969 a 1973. O presente artigo objetiva analisar musicalmente esta peça. Como metodologia, cada um dos dez movimentos será analisado separadamente, buscando desvendar as suas caracterí­sticas próprias. Como resultado final, percebe-se que, embora os movimentos tenham sido compostos com técnicas e materiais musicais diversos, há elementos que os conectam, tais como o uso de um mesmo material harmônico; a estruturação por rotações de uma série dodecafônica; a exploração de material sonoro/musical com ênfase nas ressonâncias e timbres, dentre outros. A relevância deste artigo ocorre pois, pelo perí­odo em que foi escrita a peça, é possí­vel perceber a transitoriedade nas técnicas composicionais de Almeida Prado e, desse modo, contribuir para o melhor entendimento de seu desenvolvimento estilí­stico como compositor.

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Biografia do Autor

Tales Eduardo Pelison Botechia, Universidade Estadual de Campinas

Tales Botechia é um compositor e pesquisador brasileiro. Formado (2013-2018) em Música – Composição, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente cursa o mestrado em Música pela mesma instituição, desenvolvendo sua pesquisa no âmbito da musicologia sistemática, em especial voltadas í  análise e composição musical assistidas por tecnologias. Como compositor, teve peças estreadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, escritas em diversas formações, de instrumentos solos, ensembles de câmara e orquestrais. Além disso, é também um dos curadores do canal de YouTube "Descompasso Score Follower", responsável pela difusão da música de concerto contemporânea brasileira e latino-americana. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1747-7513. E-mail: tales.botechia@gmail.com

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas

Tadeu Moraes Taffarello iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí­, com a profa. Josette Feres. Formou-se em composição musical, tendo aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2015 junto í  CDMC/CIDDIC/Unicamp com foco na edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9952-1660. E-mail: tadeumt@unicampb.br

Referências

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Publicado

15.12.2021

Como Citar

Botechia, T. E. P., & Taffarello, T. M. (2021). Análise musical de "Portraît de Nadia Boulanger" (1972), de Almeida Prado. Revista Vórtex, 9(3). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/4648

Edição

Seção

Dossier "SiMN 2021"

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