O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos

Autores

  • Cristiane H. Vital Otutumi Unespar/Embap

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437

Resumo

Este artigo tem a finalidade de expor os principais aspectos problematizados nos últimos anos sobre a diretriz pedagógica dominante na disciplina Percepção Musical, ou seja, a da escola tradicional. Professores e pesquisadores da matéria tem argumentado questões importantes para uma nova perspectiva no campo, contrapondo-se ao ensino musical fragmentado, o forte direcionamento aos ditados, à pouca flexibilidade de repertório, entre outros. A partir do estudo de sete dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2011, e artigos publicados nos anais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, de 2001 a 2011, são expostos neste texto cinco principais tópicos que se destacam durante as argumentações e reflexões sobre a disciplina. Tais documentos foram tratados sob a ótica da Análise de Conteúdo e propiciam um diálogo significativo sobre a relação ensino e aprendizagem na disciplina no âmbito do ensino superior de Música.

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Biografia do Autor

Cristiane H. Vital Otutumi, Unespar/Embap

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas com foco no ensino da Percepção Musical. Desde 2003 atua no ensino superior em disciplinas e atividades voltadas í  Percepção Musical e Educação Musical. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/EMBAP.

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Publicado

30.12.2013

Como Citar

Otutumi, C. H. V. (2013). O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, 1(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.437

Edição

Seção

Artigos