Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer

Autores

  • Bruno Madeira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3962

Palavras-chave:

Performance musical, Interpretação musical, Violão clássico

Resumo

Embasado em algumas das importantes reflexões teóricas das últimas três décadas, o artigo objetiva discutir a percepção não-hierarquizada de relações entre obra, performances, compositor e performer, defendendo que a obra musical é um conjunto formado pela partitura e suas múltiplas interpretações e performances. Através de uma revisão bibliográfica, o artigo procura contribuir para a compreensão de posturas e decisões interpretativas da comunidade violoní­stica contemporânea.

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Biografia do Autor

Bruno Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Premiado nos maiores concursos de violão do Brasil, o violonista Bruno Madeira vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo regularmente convidado para realizar masterclasses em universidades, conservatórios e festivais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3869-9828

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Madeira, B. (2020). Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer. Revista Vórtex, 8(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3962

Edição

Seção

Artigos