A dor de todas as ruas vazias

Autores

  • João Ricardo Universidade NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.17

Palavras-chave:

partitura, música contemporânea portuguesa

Resumo

A conceção desta peça tem como base a sistematização de uma metodologia de composição, desenvolvida como trabalho final de mestrado em Artes Musicais (Ricardo 2019), que testa uma possiÌvel associação entre componentes textuais e elementos musicais. PoderaÌ ser encarada como uma transcrição de carateriÌsticas textuais para paraÌ‚metros musicais. Para isso foi desenvolvido um processo de transcrição em que o texto eÌ tratado como dados em bruto – consoante os caracteres individuais e combinações entre letras, em silabas, palavras ou frases – resultando em sequeÌ‚ncias numeÌricas e alturas de notas, e usadas na construção de motivos, acordes, estruturas, etc.; destas transcrições resultam seÌries de notas musicais, com alturas e durações especificas, que são tratadas como o material musical disponiÌvel para o compositor. Não se trata de uma simples transcrição ou codificação direta de texto em muÌsica, mas sim da exploração de como estes processos criptograÌficos podem ser aplicados artiÌstica e criativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ricardo, Universidade NOVA de Lisboa

João Ricardo (1993) terminou o mestrado em Artes Musicais na Faculdade de CieÌ‚ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em 2019, instituição onde tambeÌm se licenciou em CieÌ‚ncias Musicais em 2016. Aluno de composição do professor LuiÌs Soldado, frequentou tambeÌm masterclasses e workshops com os compositores e investigadores Jaime Reis, Vincent Debut, Ake Partmerud, Hans Tutschku, João Pedro Oliveira, CarlosCaires, Dimitris Andrikopoulos e AntoÌnio Sousa Dias. EÌ atualmente professor de muÌsica e investigador em formação na Linha de Estudos em OÌpera e no Grupo de Investigação em MuÌsica ContemporaÌ‚nea do Centro de Estudos de Sociologia e EsteÌtica Musical (CESEM/NOVA FCSH).

Referências

AL BERTO. Horto de Incêndio. Porto Editora: Assí­rio & Alvim, 2017. PESSOA, Fernando. As Flores do Mal. Lisboa: Guerra e Paz, 2014.

RICARDO, João. ...and Words on Music: O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical. Tese de mestrado disponí­vel em: http://hdl.handle.net/10362/82084. NOVA FCSH: 2019.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Ricardo, J. (2020). A dor de todas as ruas vazias. Revista Vórtex, 8(2), 17. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.17

Edição

Seção

Obra Artí­stica