ANÁLISES QUANTITATIVAS DE DADOS QUALITATIVOS: USO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE TEXTOS PARA A CLÍNICA MUSICOTERAPÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.16.1.8293

Palavras-chave:

Musicoterapia, Mulheres Negras, Mineração de textos, Saúde Mental

Resumo

A mineração de textos é um processo de mineração de dados que tem como objetivo extrair informações úteis de conjuntos de dados não estruturados ou semiestruturados, como e-mails, arquivos HTML ou transcrições. Este estudo propõe a utilização de técnicas de mineração de textos para avaliar a comunicação verbal em sessões de musicoterapia. Para tanto, foram transcritas sessões realizadas pelo projeto Efeitos de Intervenções Musicoterapêuticas na Qualidade de Vida de mulheres negras. As técnicas de nuvem de palavras, modelagem por tópicos e análise de sentimentos foram empregadas nesta pesquisa. A modelagem por tópicos identificou quatro agrupamentos de palavras denominados de “Mulheres Negras”, “Reflexões”, “Musicoterapia” e “Dores”. Por sua vez, a análise de sentimentos identificou uma distribuição ampla de sentimentos, com predominância de sentenças neutras ou positivas, fortemente enviesada para a direita e concentrada em torno da média, com poucas sentenças extremamente negativas ou positivas. Estes dados sugerem que as sessões trataram de questões sentimentais relacionadas às mulheres negras participantes e promoveram bem-estar para esta população. De acordo com os relatos das participantes em resposta a um questionário ao fim dos atendimentos musicoterapêuticos, os resultados da mineração de textos estão em consonância com a percepção das participantes. Neste sentido, a mineração de textos é uma técnica promissora para a compreensão da comunicação verbal em atendimentos musicoterapêuticos, e pode ser utilizada em futuras pesquisas para investigar, com mais evidências, estas e outras possibilidades para a prática clínica da musicoterapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023), Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, saúde mental, educação musical e cultura popular. Participa dos grupos de pesquisa Centro de Estudos em Musicoterapia, CEMT-CNPq, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, NEPIM-CNPq. Tem experiência de atuação clínica nas áreas de Saúde Mental, Dependência Química, Geriatria e Educação Especial. 

Jeniffer Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicista e bacharel em Musicoterapia voltada para área social e de saúde mental. Possui experiência em atendimentos clínicos à crianças com TEA, instituições voltadas ao atendimento e inclusão social de sujeitos com sofrimento mental (Cersam's/ SRT's), instituição de longa permanência para idosos (ILPI) e  projetos filantrôpicos. Tem como objetivo a aplicação da música como ferramenta para promoção de saúde, bem estar e transformação social, atualmente é musicoterapeuta do Centro de Musicalização Integrado (CMI). 

Downloads

Publicado

2023-11-17