INVESTIGANDO A ATENÇÃO COMPARTILHADA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM SESSÕES DE MUSICOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.16.1.8189

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, atenção compartilhada, linguagem, musicoterapia, fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Investigar ocorrências de atenção compartilhada de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) desencadeadas em sessões de musicoterapia. Método: A amostra foi composta por 31 crianças, de 2 a 8 anos, diagnosticadas com TEA e atendidas por equipe multidisciplinar. Para traçarmos o perfil inicial da criança aplicou-se a versão traduzida da escala Individualized Music Therapy Assessment Profile – IMTAP; para avaliação dos comportamentos não adaptativos utilizou-se o Autism Behavior Checklist – ABC e para avaliação das habilidades de linguagem, a ADL 2. Em seguida, foram filmadas sessões de musicoterapia e analisadas as ocorrências de atenção compartilhada e de pulso compartilhado por meio da ferramenta ELAN. Resultados: No IMTAP, todos os domínios mostraram-se deficitários, sendo os de musicalidade (16,7%), habilidades emocionais (31,5%) e habilidades cognitivas (36,4%) os de menores índices. Foram observadas 20,1 ocorrências de atenção compartilhada (dp=10,8) e 5,0 de pulso compartilhado (dp=1,37).  Conclusão: As estratégias da musicoterapia que mais contribuíram para que as crianças compartilhassem a atenção foram as intervenções realizadas com instrumentos musicais ou com o canto. As ações utilizando o fazer musical (improvisar ou acompanhar canções) foram bastante favoráveis para o engajamento entre o musicoterapeuta e a criança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Ferreira Santos, Unifesp

Possui Graduação em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes (2011), Especialização em Neurociências Aplicada a Educação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2017), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp (2023). Atua como musicoterapeuta clínica na avaliação e na intervenção de pacientes com transtorno do espectro do autismo (TEA) .

Fernanda Miranda da Cruz, Unifesp

Professora no Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos-SP e Bolsista Produtividade do CNPq (PQ2). Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu título de mestre e doutora. Doutora em Linguística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França. Pós-doutorado pela UNISINOS-RS em Linguística Aplicada (2017). Coordenadora do NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte (2009-atual). Interessa-se pelas relações entre corpo, gestos, linguagem. Tem compartilhado de problemáticas do campo dos estudos multidisciplinares em interação corporificada. Tem atuado em terrenos de fronteiras, tais como a normalidade e a patologia (autismo, Alzheimer).

Jacy Perissinoto, Unifesp

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado em Psicolinguística pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (2005). Professora orientadora do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo. Coordena o Núcleo de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem da Criança e do Adolescente - NIFLINC - do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP, para estudos sobre avaliação e desenvolvimento da linguagem da criança e do adolescente, indicadores de risco para alteração de linguagem na prematuridade, transtornos de linguagem no espectro autista. Tem experiência clínica na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem. Foi agraciada com o Títulos "VIVA Fonoaudiologia 2010", pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (2010); "Excelência em Fonoaudiologia" pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2016); "Mérito Fonoaudiológico" pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2018).

Ana Carina Tamanaha, Unifesp

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Mestrado (1998) em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutorado em Ciências (2008) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente, é Professora Afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação, diagnóstico e intervenção terapêutica na área de linguagem infantil e seus desvios. (temas: Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Linguagem Infantil, Avaliação, Diagnóstico, Terapia)

Downloads

Publicado

2023-11-17