A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA MUSICAL NO DESEMPENHO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.16.1.8093

Palavras-chave:

Audição, Música, Percepção auditiva, Plasticidade neuronal

Resumo

Objetivo: Comparar os resultados dos testes Gap In Noise - GIN, Masking Level Difference - MLD e Pitch Pattern Sequence - PPS, entre músicos amadores (grupo experimental-GE) e participantes sem qualquer experiência musical (grupo controle-GC). Método: 30 participantes dos sexos masculino ou feminino, de 18 a 30 anos, divididos em (idade média = 21,33 ± 3,08 anos), distribuídos em dois grupos: 15 músicos amadores (idade média = 20,46 ± 1,72 anos) e 15 voluntários do grupo controle (idade média = 22,0 ± 3,92 anos). Todos os participantes foram submetidos à avaliação audiológica básica e aos testes não verbais Gap In Noise – GIN; Masking Level Difference – MLD e Pitch Pattern Sequence – PPS. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e aplicação do teste inferencial de Kruskal-Wallis para verificar a significância entre os resultados dos dois grupos. Resultados: As porcentagens médias encontradas nos resultados dos dois grupos demonstraram diferença estatisticamente significativa nos testes Gap In Noise (GIN) e Pitch Pattern Sequence (PPS), nas etapas e murmúrio e nomeação, com melhor desempenho dos músicos amadores comparados aos não músicos. No teste Masking Level Difference (MLD), não houve diferença significativa entre os grupos, notando-se, porém, melhor desempenho dos músicos amadores. Verificou-se ainda, diferença significativa entre o número de resultados normais e alterados, ressaltando que todos os testes alterados estavam relacionados ao grupo de não músicos. Conclusão: Músicos amadores apresentaram resultados melhores nos testes não-verbais da avaliação do processamento auditivo central em relação ao grupo de participantes sem experiência com a música.

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Biografia do Autor

Vanessa Bohn, Faculdade IELUSC

Fonoaudióloga, Especialista em audiologia, Mestre em Distúrbios da Comunicação. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade IELUSC - JOINVILLE -SC.

Louise Mendes de Moraes, IELUSC

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia.

Pierangela Nota Simões, Universidade Estadual do Paraná

Fonoaudióloga, Mestre em Educação e Doutora em Distúrbios da Comunicação. Docente do Centro de Música e Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Roseli Terezinha Tomé Pires, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Especialista em Linguagem e Especialista em Audiologia.

Débora Lüders, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Dustúrbios da Comunicação. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

Maria Renata José, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências e Doutora em Ciências. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

Adriana Moreira de Lacerda, Universidade Tuiuti do Paraná/Université de Montréal

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutora em Ciências Biomédicas- Audiologia. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP e da Université de Montréal.

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Publicado

2023-11-17