Desenvolvimento de aplicativos e jogos de música para utilização no campo da musicoterapia

Autores

  • Henrique Bergamo UNESPAR - Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2015.6.2.1268

Palavras-chave:

Aplicativos web, Musicoterapia, Tecnologia Digital

Resumo

Este artigo apresenta os caminhos do processo de desenvolvimento de aplicativos em ambiente web para a musicoterapia. O uso do computador e de tecnologias digitais tem ainda um espaço bastante reduzido no meio musicoterapêutico e a utilização de dispositivos multimí­dia fica restrita ao âmbito do registro em áudio e ví­deo dos atendimentos. Diante desta demanda sentiu-se a necessidade de investigar as possibilidades de desenvolver aplicativos que possibilitassem o acesso dos profissionais a este universo e ampliar a gama de recursos disponí­veis para o campo. O resultado da pesquisa está disponibilizado no site <www.grillo.mus.br>, onde se encontram os instrumentos virtuais, jogos e aplicativos. Os códigos fonte dos aplicativos encontram-se disponí­veis no repositório Github e podem ser acessados no endereço <https://github.com/hsbergamo/grillo>

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Bergamo, UNESPAR - Campus de Curitiba II

Graduado em Ciências Sociais com especialização em Filosofia da Educação. Músico, formando do curso de Musicoterapia pela UNESPAR, Campus de Curitiba II, Faculdade de Artes do Paraná.

Referências

BERSCH, R. Introdução í tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2013. Disponí­vel em: <http://goo.gl/7GE818>. Acesso em: 15/11/2015.

BARCELOS, Lia Rejane. Cadernos de Musicoterapia, 4 – Etapas do processo musicoterápico ou para uma metodologia de musicoterapia. Rio de Janeiro: Enelivros, 1999.

EIS, Diego et alli. HTML5 e CSS3 com farinha e pimenta. São Paulo: Tableless, 2012. Disponí­vel em: <http://goo.gl/zQuXDF>. Acesso em 21/11/2015.

FERREIRA S., Carolina. Setting Musicoterapêutico: encontros visuais e sonoros. Biblioteca-de-musicoterapia.com s/d. Disponí­vel em: <http://goo.gl/ODsPsP>. Acesso em 21/11/2015.

FONTERRADA, M. De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação. 2 ed. São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.

IAZZETTA, F. A Música, o Corpo e as Máquinas. São Paulo: Centro de Linguagem Musical Comunicação e Semiótica - PUC-SP, s/d. Disponí­vel em: <http://goo.gl/RbQrsg>. Acesso em: 16/02/2015.

_________. Da escuta mediada í escuta criativa. Contemporanea Comunicação e Cultura - v.10 – n.01 – jan-abr 2012. Disponí­vel em: <http://goo.gl/9hRmi6>. Acesso em: 16/02/2015.

KOELLREUTTER, H. O ensino da música num mundo modificado. Anais do I Simpósio Internacional de Compositores. São Bernardo do Campo, Brasil, 4/10 outubro 1977. Disponí­vel em: <http://goo.gl/ece9te>. Acesso em: 20/02/2013.

ORELLANA, S. La incorporación de la tecnologia digital em el âmbito musicoterapéutico. XII Congresso Mundial de Musicoterapia. Anais. Buenos Aires: Ed. Akadia, 2008. Disponí­vel em: <http://goo.gl/FCRe9m>. Acesso em: 09/11/2015.

___________. Recursos digitales en musicoterapia – abordaje individual. Buenos Aires, s/d. Disponí­vel em: <http://goo.gl/fXo4t3>. Acesso em 15/11/2015.

SCHAFER, R. Murray. A Afinação do mundo. São Paulo: Unesp, 1997.

VAUDREUIL, Rebecca. A Music Therapist"™s Perspective of the TheBeamz Interactive MusicalSystem. Disponí­vel em: <http://goo.gl/nXbdVU>. Acesso em: 20/02/2015.

ZUBEN, P. Música e Tecnologia O Som e Seus Novos Instrumentos. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2004.

W3SCHOOLS.COM. Html / Css / Javascript. Disponí­vel em: <http://goo.gl/nmfqbh>. Acesso em 11/11/2015.

JQUERY MOBILE TUTORIAL. JQuery Mobile Tutorial – W3Schools. Acesso em: 11/11/2015. Disponí­vel em: <http://goo.gl/LgHB4O>.

JQUERY MOBILE. Disponí­vel em <https://goo.gl/Pb46vb>. Acesso em: 11/11/2015.

JQUERY. JQuery Tutorial – W3Schools. Disponí­vel em: <http://goo.gl/Ht4jRA>. Acesso em: 11/11/2015.

WEBAUDIO API. MOZILA API Web íudio. Disponí­vel em: <https://goo.gl/GwKwrb>. Acesso em: 11/11/2015.

SMUS, Boris. Getting Started with Web Audio API.HTML5ROCKS, 2013. Disponí­vel em: <http://goo.gl/oT5Uu7>. Acesso em: 11/11/2015.

ROGERS, Chris. W3C webaudio API. Disponí­vel em: <https://goo.gl/dRVO26>. Acesso em: 11/11/2015.

SIMPSON, James. howler.js - Modern Web Audio Javascript Library. Disponí­vel em: <http://goo.gl/S4Fsvo>. Acesso em: 11/11/2015.

BURNETT, Daniel C. etalli. Media Capture and Streams.W3C: 2015. Disponí­vel em: <http://goo.gl/SVi0d5>. Acesso em: 11/11/2015.

GRAHAM, Scott, etalli. Gamepad API. W3C: 2015. Acesso em: 11/11/2015. Disponí­vel em: <http://goo.gl/eU9Myh>.

TECNOLOGIA para desenvolvimento WEB - Navigator.getUserMedia. Disponí­vel em: <https://goo.gl/QIzByt>. Acesso em: 15/11/2015.

Recebido em: 25/04/2016

Aceito em: 15/07/2016

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos