PRÁTICA MUSICAL COLETIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE MUSICOTERAPIA EM GRUPO

Autores/as

  • Fernanda Soares Pasqual UNESPAR
  • Rosemyiriam Ribeiro dos Santos Cunha

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2020.13.2.3686

Resumen

Por ser uma forma de expressão humana, a prática musical coletiva pode revelar formas de relacionamento que os participantes estabelecem com a realidade social e cultural de seu entorno. Em um contexto musicoterapêutico, essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de processos de reabilitação social, cognitiva e emocional. Este trabalho trata-se uma revisão sistemática que investigou a produção sobre intervenções musicoterapêuticas em grupo, nos últimos dez anos. A busca foi feita em revistas especializadas em musicoterapia, publicadas em português e inglês, e em bases de dados. Foram selecionados 16 para análise e seus resultados foram sistematizados em uma tabela. Os dados mostraram que a prática da musicoterapia em grupo proporcionou melhora nos aspectos fí­sicos, cognitivos, emocionais e sócio-culturais dos participantes e contribuiu com compartilhamento de situações e manejo de práticas em grupo ao profissional musicoterapeuta.

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Biografía del autor/a

Fernanda Soares Pasqual, UNESPAR

Graduada em Musicoterapia pela UNESPAR Campus II Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Cientí­fica e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná (2018-2019).

Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0419958850803705

Rosemyiriam Ribeiro dos Santos Cunha

Professora do curso de Musicoterapia na UNESPAR Campus II Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná. Doutora em Educação (UFPR, 2008) com Pós-doutorado em Educação Musical na McGill University, Canadá (2011).

Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0536970443232460

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Publicado

2021-06-09