Análise Musical de uma Estratégia de Cuidado Grupal: funções terapêuticas da música para sistemas familiares durante quimioterapia.
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2012.3.1.162Resumen
Estudo extraído de tese de doutorado que investigou a implementação dos Encontros Musicais, estratégia grupal de cuidado que estimula a expressão musical e diálogos entre clientes em tratamento de quimioterapia e seus familiares. Este recorte tem por objetivo analisar a função da música no desenvolvimento dos encontros, a partir dos sentidos atribuídos pelos participantes. A análise musical foi baseada nos níveis das experiências musicais e nos espaços de identificação, desenvolvidos por Even Ruud. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida segundo a metodologia da Pesquisa Convergente-Assistencial. Os participantes foram 27 pacientes adultos em tratamento de quimioterapia em um hospital na cidade do Rio de janeiro e seus familiares. As músicas escolhidas pelos participantes estiveram vinculadas aos níveis sintático, semântico e pragmático. Os espaços de identificação dos sujeitos, de maior relevância, foram o pessoal e o transpessoal, pois contribuíram para o desenvolvimento de rede de apoio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Leila Brito Bergold, Roseane Vargas Rohr, Neide Aparecida Titonelli Alvim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




