Desenho universal para a aprendizagem e as tecnologias digitais de informação e comunicação
contribuições para a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.9170Palavras-chave:
Selecionado:Desenho Universal para a Aprendizagem, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Acessibilidade Curricular, Educação inclusivaResumo
A educação inclusiva visa a universalização da educação, assegurando o direito à matrícula no ensino regular e a equiparação de oportunidades de aprendizagem a todos os(as) estudantes. Partindo desta premissa a escolarização de estudantes com deficiência provoca inquietações no sentido de oferecer um ensino que respeite as individualidades e contribribua para a apropriação do conhecimento. Desse modo, como desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de um maior número possível de estudantes? Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como potencializadores no processo de escolarização de todos os(as) estudantes, objetivando proporcionar a acessibilidade curricular e a inclusão de estudantes com deficiência no contexto educacional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter bibliográfico, com aporte teórico de autores(as) como Nunes e Madureira (2015), Moran (2012), Zerbato e Mendes (2018), Böck (2019), Prais (2020), Cenci e Bastos (2022), Bassani e Magnus (2021), Oliveira e Silva (2022), Mendoza e Gonçalves (2023), entre outros(as). Constatamos que a abordagem educacional do DUA, aliada ao uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem, possibilitam o acesso ao currículo, identificação e remoção de barreiras que limitam a aprendizagem, auxiliando no planejamento e utilização de estratégias pedagógicas diversificadas e acessíveis a todos(as) os(as) alunos(as), contribuindo para uma educação inclusiva.