Desenho universal para a aprendizagem e as tecnologias digitais de informação e comunicação
contribuições para a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.9170Palavras-chave:
Selecionado:Desenho Universal para a Aprendizagem, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Acessibilidade Curricular, Educação inclusivaResumo
A educação inclusiva visa a universalização da educação, assegurando o direito à matrícula no ensino regular e a equiparação de oportunidades de aprendizagem a todos os(as) estudantes. Partindo desta premissa a escolarização de estudantes com deficiência provoca inquietações no sentido de oferecer um ensino que respeite as individualidades e contribribua para a apropriação do conhecimento. Desse modo, como desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de um maior número possível de estudantes? Este estudo tem como objetivo identificar as contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como potencializadores no processo de escolarização de todos os(as) estudantes, objetivando proporcionar a acessibilidade curricular e a inclusão de estudantes com deficiência no contexto educacional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter bibliográfico, com aporte teórico de autores(as) como Nunes e Madureira (2015), Moran (2012), Zerbato e Mendes (2018), Böck (2019), Prais (2020), Cenci e Bastos (2022), Bassani e Magnus (2021), Oliveira e Silva (2022), Mendoza e Gonçalves (2023), entre outros(as). Constatamos que a abordagem educacional do DUA, aliada ao uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem, possibilitam o acesso ao currículo, identificação e remoção de barreiras que limitam a aprendizagem, auxiliando no planejamento e utilização de estratégias pedagógicas diversificadas e acessíveis a todos(as) os(as) alunos(as), contribuindo para uma educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Everton Schwartz da Silva, Daiana Daiana Aparecida Teles Vieira de Lima, Sandra Salete de Camargo Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




