Estresse visual associado à dificuldade de leitura
contribuições para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8761Palavras-chave:
Leitura, Dislexia, Distúrbios da visão, Formação DocenteResumo
Vários fatores podem estar relacionados aos déficits na aquisição e automatização da leitura, como a dificuldade no processamento visual, que reduz a qualidade das imagens captadas. Essa condição é hoje conhecida como estresse visual (síndrome de Irlen), que é um distúrbio do processamento visual caracterizado por distorções visuais do texto e desconforto progressivo na leitura (IRLEN; 1991). Sendo assim, desenvolvemos a pesquisa de Mestrado, na qual se propôs a identificar a compreensão dos professores do AEE a respeito do estresse visual. Para responder aos objetivos da pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, de campo com caráter descritivo. O embasamento teórico foi consultado nos principais autores brasileiros: Guimarães, Guimarães e Vilhena. Participaram da pesquisa de campo descritiva 24 professores de salas de recursos multifuncionais. Com relação ao conhecimento a respeito do estresse visual, cerca de 25% tem conhecimento razoável, 54,2% pouco conhecimento. Diante do exposto, cabe ressaltar que este estudo teve o propósito de trazer um novo conhecimento para auxiliar o profissional da educação e esta pesquisa oferece subsídios para o trabalho docente.
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