Estresse visual associado à dificuldade de leitura

contribuições para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.20.1.8761

Palavras-chave:

Leitura, Dislexia, Distúrbios da visão, Formação Docente

Resumo

Vários fatores podem estar relacionados aos déficits na aquisição e automatização da leitura, como a dificuldade no processamento visual, que reduz a qualidade das imagens captadas. Essa condição é hoje conhecida como estresse visual (síndrome de Irlen), que é um distúrbio do processamento visual caracterizado por distorções visuais do texto e desconforto progressivo na leitura (IRLEN; 1991). Sendo assim, desenvolvemos a pesquisa de Mestrado, na qual  se propôs a identificar a compreensão dos professores do  AEE a respeito do estresse visual. Para responder aos objetivos da pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, de campo com caráter descritivo. O embasamento teórico foi consultado nos principais autores brasileiros:  Guimarães,  Guimarães e Vilhena.  Participaram da pesquisa de campo descritiva 24 professores de salas de recursos multifuncionais.  Com relação ao conhecimento a respeito do estresse visual, cerca de 25% tem conhecimento razoável, 54,2% pouco conhecimento.  Diante do exposto, cabe ressaltar que este estudo teve o propósito de trazer um novo conhecimento para auxiliar o profissional da educação e esta pesquisa oferece subsídios para o trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-03