Literatura Surda e o Pensamento Complexo

religando saberes

Autores

  • Anderson Francisco Vitorino Universidade Federal do Parana
  • Ricardo Antunes de Sá Universidade Federal do Paraná
  • Flávia Diniz Roldão Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2024.21.2.8316

Palavras-chave:

Literatura surda, Pensamento complexo, Edgar Morin

Resumo

As comunidades surdas possuem identidade cultural externada por meio de diferentes artefatos culturais. Uma dessas formas é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio pelo qual os surdos se comunicam e expressam suas emoções e seu imaginário. No universo cultural do surdo, são notórias também as experiências visuais da literatura surda, ainda pouco exploradas pela comunidade de ouvintes. Este estudo teórico-bibliográfico, de caráter qualitativo e exploratório, objetivou aproximar a literatura surda do pensamento complexo, com vistas a religar saberes de ambas as áreas e apontar suas contribuições para o campo da educação. O estudo observou que o pensamento complexo é uma base teórico-epistemológica que pode oferecer fundamentos epistemológicos para sustentar a reflexão sobre a importância religação dos saberes entre a comunidade surda e ouvinte, por meio do trabalho com a literatura surda. Apontou, ainda, que há um ponto em comum entre a literatura surda e a proposta do pensamento complexo, a saber: ambas são campos de estudos e pesquisas em processo de consolidação em nossa cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Francisco Vitorino, Universidade Federal do Parana

Doutorando em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela UFS - Universidade Federal de Sergipe (2017). Licenciado em Letras/Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professor Assistente do Magistério Superior de Libras - Língua brasileira de sinais pela - UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Disciplina, Libras para ouvintes como segunda língua; Ensino da Língua Portuguesa como segunda língua modalidade escrita para surdos; Libras Educação a Distância; Educação Inclusiva, Pesquisa em Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa - Pedagogia, Complexidade e Educação GEPPCE(CNPq), Membro do Projeto de pesquisa FALIBRAS - UFAL - sistema tecnológico que faz a tradução do português para Libras, Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia assistiva (NUPITA/UFS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS), Grupo de estudos em análise e descrição Linguística - GEADLin - UPE - Universidade de Pernambuco; Tem experiência na área de Educação, ênfase em Educação bilíngue Libras/Português, Tecnologias Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Tem experiência da área de Educação infantil à pós-graduação, dialogando nas seguintes temáticas: Educação, História da educação, Formação de professores, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, educação a distância, tecnologia assistiva, software livre, educação infantil, ensino-aprendizagem, Libras, políticas públicas, arte e diversidade.

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0431749235312279
  • ID Lattes: 0431749235312279

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Pedagogia - UFPR (Administração Escolar -1988 - Supervisão Escolar - UTP - 1990). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1995). Foi Vice Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1996). Eleito Coordenador do Curso de Pedagogia da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação e Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2023. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisa - Edgar Morin. É Professor Associado IV do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.

ID Lattes: 5472939346139847 

https://orcid.org/0000-0001-5979-9265

Flávia Diniz Roldão, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela UFPR (2022). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), graduação em Psicologia (2009), graduação em Pedagogia (1999), graduação em Teologia (1995), graduação em Educação Religiosa (1994). É especialista em Arteterapia (2003), em Fundamentos do Ensino das Artes (2002) e em Psicologia Analítica (2021). Possui Formação em Terapia Familiar e de Casal Sistêmica. Aperfeiçoamento em Saúde Mental (2005). Atualmente é professora do UNIBRASIL Centro Universitário. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa - Pedagogia, Complexidade e Educação GEPEPECOE (CNPq). Membro do Grupo Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da UFPR. Tem experiência na área de Educação desde 1995, atuando como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicoterapia Individual, Familiar e Conjugal Sistêmica, Pensamento Complexo, Teoria da Complexidade, Imaginação, Psicologia e Educação, Arteterapia, Atividades Artístico-Expressivas, Psicologia da terceira idade, Psicoterapia Breve, Educação Permanente de Idosos, Psicologia Histórico-Cultural. Escreve poesias. Atua com supervisão de estágios em Psicologia. Trabalha com Psicoterapia Individual, Familiar e Conjugal em consultório particular (www.flaviaroldao.com.br). Membro da Associação Paranaense de Terapia Familiar (APRTF). Apaixonada por todos os tipos de artes plásticas, mpb, música instrumental e poesia. https://orcid.org/0000-0003-1598-3989

ID Lattes: 9161244109982161

https://orcid.org/0000-0003-1598-3989 

Downloads

Publicado

2024-09-05