O MUSICOTERAPEUTA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2019.11.2.3757Resumo
Este artigo analisa o percurso do Musicoterapeuta, seu desenvolvimento e o
impacto que pode causar não só em Escolas de Educação Especial, Hospitais Psiquiátricose de Reabilitação Neurológica, áreas onde a musicoterapia nasce, mas, também emoutros espaços terapêuticos onde o musicoterapeuta desempenha o trabalho que tem seampliado para "Asilos de idosos" , "Postos de Saúde" , "atendimentos domiciliares" , e muitosoutros espaços, desde a década de 1980. Ressalta os novos papéis que o musicoterapeutaassume nesses espaços, ou em novos movimentos, como o da "Reforma Psiquiátrica" que
inaugura a tendência das políticas públicas de saúde mental e o processo de substituiçãoasilar no país, com a reestruturação da assistência no município do Rio de Janeiro e emoutros estados da Federação e discute, com o desenvolvimento de cursos de formaçãode musicoterapeutas, a necessidade de musicoterapeutas docentes, supervisores deestágios e, coordenadores de cursos, exigindo esforços para que esses profissionais seinstrumentalizem e se adequem às novas exigências.
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