Musicoterapia e processo grupal: prática musical coletiva com alunos da segunda série do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.356Palavras-chave:
Processo grupal, Atividades lúdico musicais, Musicoterapia, Aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais no espaço de prática musical coletivaResumo
Este trabalho apresenta o relato dos aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais observados no decorrer de práticas musicais realizadas com um grupo de crianças entre seis e sete anos. O objetivo foi o de estudar e sistematizar o processo de formação de um grupo mediado pelo fazer musical coletivo. Um protocolo de observação foi criado pela equipe que interveio e observou oito encontros, cada qual com a duração de50 a60 minutos. O estudo sugeriu que, no processo, houve a apropriação do espaço da ação musical pelo grupo e que, por meio dessa ação, a história, a subjetividade e as circunstâncias concretas do grupo se revelaram. O fazer musical impulsionou o protagonismo coletivo e foi nesse espaço de ação e criação que o grupo se deu a conhecer e se aproximou de novos conhecimentos, em uma dinâmica de modificação das múltiplas relações que constituem o espaço da prática musical coletiva.
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Recebido em: 04 de setembro de 2014
Aprovado em: 21 de outubro de 2014