Musicoterapia e processo grupal: prática musical coletiva com alunos da segunda série do ensino básico

Autores

  • Rosemyriam Cunha UNESPAR
  • Priscila Garcia UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP
  • Camila Guiesi Musicoterapeuta pela UNESPAR - Campus de Curitiba II – FAP
  • Paula Harada UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP
  • Naomi Machado UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP
  • Maristela Mendonça Formanda em Musicoterapia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP.
  • Livia Pasini UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP.
  • Fabrine Schimit UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.356

Palavras-chave:

Processo grupal, Atividades lúdico musicais, Musicoterapia, Aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais no espaço de prática musical coletiva

Resumo

Este trabalho apresenta o relato dos aspectos socioculturais, afetivos, cognitivos e corporais observados no decorrer de práticas musicais realizadas com um grupo de crianças entre seis e sete anos. O objetivo foi o de estudar e sistematizar o processo de formação de um grupo mediado pelo fazer musical coletivo. Um protocolo de observação foi criado pela equipe que interveio e observou oito encontros, cada qual com a duração de50 a60 minutos. O estudo sugeriu que, no processo, houve a apropriação do espaço da ação musical pelo grupo e que, por meio dessa ação, a história, a subjetividade e as circunstâncias concretas do grupo se revelaram. O fazer musical impulsionou o protagonismo coletivo e foi nesse espaço de ação e criação que o grupo se deu a conhecer e se aproximou de novos conhecimentos, em uma dinâmica de modificação das múltiplas relações que constituem o espaço da prática musical coletiva.

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Biografia do Autor

Rosemyriam Cunha, UNESPAR

Professora do curso de Musicoterapia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP, doutora em Educação pela UFPR, estágio pós-doutoral na McGill University. Contato: rose05@uol.com.br.

Priscila Garcia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

Musicoterapeuta pela UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP (2013). Pós-graduanda em Neuropsicologia e Aprendizagem pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2014). Bolsista do pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (2010-2011) e do Projeto de Extensão pelo Programa Universidade sem Fronteiras (2012-2013).Atua na área clí­nica com ênfase em autismo.

Camila Guiesi, Musicoterapeuta pela UNESPAR - Campus de Curitiba II – FAP

Musicoterapeuta pela UNESPAR - Campus de Curitiba II – FAP

Paula Harada, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

Bacharel em Musicoterapia pela UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP e graduanda em Psicologia na UFPR. Contato: paulaaharada@gmail.com.

Naomi Machado, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

Musicoterapeuta pela UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP. Produtora Cultural e Musico-percussionista, participa do Maracatu Nação em Recife desde 2008, além de grupos percussivos de maracatu do Sudeste Brasileiro desde 2007. naomimundy@hotmail.com.

Maristela Mendonça, Formanda em Musicoterapia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP.

Formanda em Musicoterapia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP.

Livia Pasini, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP.

Musicoterapeuta formada em 2013 pela UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP. Contato: liviapasini@gmail.com.

Fabrine Schimit, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

Formanda do curso de Bacharelado em Musicoterapia, UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP

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Recebido em: 04 de setembro de 2014

Aprovado em: 21 de outubro de 2014

Publicado

2015-02-12

Edição

Seção

Artigos