Primeira lei tonal: função harmônica nas óticas funcional e tradicional - um breve estudo comparativo

Autores

  • Francisco Koetz Wildt UNESPAR – FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.2.354

Palavras-chave:

Teoria musical, Harmonia tonal, Função harmônica

Resumo

A harmonia funcional, vertente da teoria harmônica divulgada no Brasil pelo compositor e professor Hans Joachim Koellreuter, obteve ampla difusão no meio acadêmico deste paí­s e exerceu influência entre professores e estudantes de música. Atualmente, ao mesmo tempo em que tal influência ainda se faz notar de modo marcante no meio acadêmico musical brasileiro, percebe-se também alguma falta de precisão no emprego do termo harmonia funcional, tanto no que se refere à demarcação conceitual do termo quanto aos elementos que objetivamente o constituem enquanto sistema teórico. Pretende-se, com este breve estudo, realizar uma análise da primeira lei tonal apresentada por Koellreuter em seu livro Harmonia Funcional – introdução à teoria das funções harmônicas e Cyro Brisolla em Princí­pios de Harmonia Funcional, numa abordagem comparativa frente a manuais de harmonia considerados tradicionais. Desse modo, busca-se identificar aspectos que possam ser vistos como traços diferenciais da teoria da harmonia funcional.

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Biografia do Autor

Francisco Koetz Wildt, UNESPAR – FAP

Francisco Wildt é mestre em práticas interpretativas – piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor das disciplinas Instrumento Harmônico (Piano) e Harmonia na UNESPAR – FAP. É membro do grupo de pesquisa Música, História e Polí­tica. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744401H9

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Recebido em: 15 de outubro de 2014

Aprovado em: 10 de dezembro de 2014

Publicado

2015-02-12

Edição

Seção

Artigos