ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: a imagem corporal como pré-requisito
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.1.259Resumo
Atualmente vivemos na expectativa de que a Inclusão se consolide como um momento histórico que favoreceu a sociedade a se tornar mais justa e democrática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma reflexão sobre as relações entre a Imagem Corporal (IC) e o aprendizado de Técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) em crianças deficientes visuais, principalmente cegas, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica. O texto foi baseado em artigos científicos, livros, sites especializados da internet e no acervo dos autores, em estudos que contemplavam as palavras "imagem corporal" e/ou "orientação e mobilidade" , haja vista que, os principais bancos de dados do país, não continham referências com estes dois termos na busca. Para isso, optou-se por revisar alguns conceitos de IC, bem como apresentar algumas vivências práticas desta necessidade. Estes conceitos são fundamentais para o início da aprendizagem das técnicas de OM. Os conceitos revisados ajudam a esclarecer a importância de se estimular a criança cega a formar a imagem de si mesma o mais cedo possível. Sem essas imagens mentais, o início do aprendizado das técnicas de OM na adolescência ou na fase mais jovem, torna-se difícil e compromete o acompanhamento de um planejamento em OM.Downloads
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Publicado
2014-11-06
Como Citar
Mosquera, C., Fernandes, L. B., Grzelczak, M., & Arruda, M. (2014). ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE: a imagem corporal como pré-requisito. Revista InCantare, 5(1). https://doi.org/10.33871/2317417X.2014.5.1.259
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2014 Carlos Mosquera, Lorena Barolo Fernandes, Marcos Grzelczak, Mariana Arruda

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