Musicoterapia com Trabalhadores: uma visão fenomenológica das publicações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2011.2.1.179Resumen
Este artigo abrange uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo a reflexão, a partir das obras publicadas por musicoterapeutas brasileiros, sobre o trabalho e os enfoques da Musicoterapia com trabalhadores nos mais diversos contextos laborais. Treze trabalhos foram lidos e refletidos sob uma perspectiva fenomenológica -abordando o fenômeno na forma em que ele se apresenta. Observou-se então que as pesquisas são norteadas por três aspectos principais. O primeiro diz respeito à abordagem teórica: Musicoterapia Organizacional, Musicoterapia Institucional e Abordagem Esquizoanalítica. O segundo engloba duas diferentes orientações, a salutogênica e a patogênica. Finalmente, o terceiro refere-se aos objetivos relacionados à saúde: promoção e a produção de saúde, bem como a prevenção de doenças.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Natalia Farias Baleroni, Lydio Roberto Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




