Encontros Sonoros: o corpo e a voz num processo musicoterapêutico grupal.
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2012.3.1.161Resumo
Este artigo relata um processo musicoterapêutico grupal com agentes comunitários da saúde realizado em um ambulatório de uma associação comunitária em São Paulo. O trabalho comenta sobre os seguintes tópicos: a linguagem sonora musical torna possível construir novas vias de acesso ao corpo, às emoções, aos sentimentos, à criatividade; a utilização da voz e do corpo como instrumento sonoro, num processo musicoterapêutico, faz com que o paciente esteja imerso no seu próprio som, ou seja, o som ou o canto emitido nasce diretamente do indivíduo; fazer soar o corpo pode ser uma forte ferramenta terapêutica, especialmente nos processos terapêuticos em grupo. Assim, através da expressão corporal sonora musical em grupo, o indivíduo pode ter uma escuta musicoterapêutica do seu próprio corpo sonoro e do outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Mariana Carvalho Caribé de Araújo Pinho, Belkis Vinhas Trench

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.