O Espaço Escolar e o Ensino de Arte para o Jovem Autista nas Escolas de Educação Especial de Curitiba: área de TGD.
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2012.3.1.160Resumo
Este artigo discorre sobre alguns aspectos da realidade de escolas especializadas no atendimento de alunos com diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). A discussão está relacionada ao Ensino de Arte e à inclusão de alunos jovens e adultos com diagnóstico de autismo. O estudo que originou este texto teve como delimitação de campo o levantamento de dados das escolas de Curitiba, públicas ou conveniadas com as Secretarias de Educação doEstado do Paraná (SEED) e Municipal de Curitiba (SME). Oito instituições participaram da pesquisa. O trabalho analisa, a partir dos projetos político-pedagógicos (PPPs) e dos Planos de Ensino de Arte, a abordagem prevista para o desenvolvimento psicopedagógico dos alunos autistas, tendo como parâmetro de análise as Diretrizes Curriculares para Currículos Inclusivos na Educação Especial do Paraná (PARANÁ, 2006) e as Leis e Decretos afins. O trabalho resultou em algumas reflexões com relação ao processo inclusivo de jovens e adultos com transtorno autista e as possíveis contribuições do ensino de arte para esses alunos.
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