Educação musical sob conceitos musicoterápicos: relatos e reflexões sobre o trabalho musical realizado na APAE de Santos com redirecionamento ao ensino regular.

Autores

  • Denise Leopoldo Fiuza
  • Walmir de Oliveira Junior
  • Maristela Smith

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2013.4.1.139

Resumo

Este artigo relata uma experiência em Arte Educação e Musicalização realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos (APAE), cujo diferencial aponta para uma necessidade de incorporar conceitos musicoterápicos. Assim, a proposta desse estudo consistiu na reflexão da prática do ensino musical de forma mais integral e com a possibilidade de também aplicá-la no ensino regular sob o olhar da Musicoterapia. Foi possível constatar que a experiência relatada já demonstrava uma utilização alternativa de ensino musical cujos efeitos foram positivos. Concluímos, então, que implantar a Musicoterapia certamente trará benefícios não tão somente para o corpo discente como para o próprio ambiente escolar como um todo. Entendemos que considerando alguns dos exemplos relatados podem ser elaborados projetos com propostas mais amplas e com participações de musicoterapeutas entre outros profissionais ligados à área.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Relato de Caso