A Revista FormAção vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí), seu escopo tem verticalidade ao ensino no tocante da abordagem do conhecimento multi, pluri, inter e transdisciplinar.

Vol. 1 Núm. 1 (2024): Revista FormAção

Neste primeiro volume e número, contamos com a contribuição de dezoito pesquisadores, autores e coautores, dos dez artigos apresentados, sendo um artigo de autoria internacional e nove nacionais, cujas contribuições significativas desde já agradecemos.

Os artigos aqui apresentados referendam o nosso compromisso enquanto grupo de pesquisadores(as) e estudiosos(as) com a educação, com o ensino, com a formação de professores  e educadores em suas multíplas dimensões. Temos discussões temáticas importantes que abarcam a transformação docente como política pública educacional no Equador, no Paraguai e no Uruguai; a matemática, sua história e ensino aprendizagem alinhada aos desafios das tecnologias na formação de professores; a formação do pedagogo que atua em espaços da Educação Social; formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a evasão escolar no Ensino Médio Noturno; perspectivas inclusivas presentes em práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental;  biografia das idéias de Winnicott e o jogo como criação da vida; o brincar na natureza e as possibilidades para a Educação Infantil; a docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; e, a importância da brincadeira na mediação docente na primeira infância.

Nesta seara, as discussões propostas refletem temáticas significativas e dialógicas, as quais merecem chegar a comunidade de leitores da Revista FormAção, uma revista científica de caráter educativo e formativo pluri, multi, inter e transdisciplinar.

Publicado: 2024-06-05

Ver todos los números