AS MÚLTIPLAS VOZES DA MUSICOTERAPIA BRASILEIRA: um panorama sobre as publicações da sexta edição do Congresso Latino Americano de Musicoterapia

Autores

  • Tânya Marques Cardoso Musicoterapeuta Especialista pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro – CBM-UNICBE/RJ. Psicóloga, Doutora e Mestra em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis/SP.

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2020.12.1.3680

Resumo

Este artigo visou levantar dados sobre resumos publicados nos anais do VI Congresso Latino Americano de Musicoterapia (CLAM), ocorrido no Brasil em 2016. A partir desse recorte e critérios como uso do português como idioma do texto; tí­tulo e palavras-chave constando musicoterapia, musicoterápico e/ou musicoterapêutico; foi feita descrição e análise quanti-qualitativa da amostra bibliográfica. Foram escolhidos 30 resumos dos quais se verificou as áreas de prática de Musicoterapia organizadas em modalidades especí­ficas de saber, como linhas de enunciação deste dispositivo. As instituições em que a Musicoterapia brasileira se insere, o público que atende e as estratégias teórico-metodológicas tem adotado foram investigados. Apreciou-se que a Musicoterapia tem especificidades que dependem dos estabelecimentos em que atua e do público-alvo que atende, o que define os métodos e teorias de sua práxis. Notou-se que o crescimento da prática não tem sido acompanhado pelo cientí­fico, uma vez que não há condições propí­cias à pesquisa em Musicoterapia no contexto brasileiro. Além disso, áreas em que a Musicoterapia tem sido protagonista nos últimos anos, como a Saúde Mental e Assistência Social tiveram poucos trabalhos inscritos, o que pode ser efeito da precarização das polí­ticas públicas de modo geral num paí­s que esteve sob um golpe de estado naquele momento e que agora se acirra com a pandemia por COVID-19, pós-VII CLAM (2020, Colômbia). Entretanto, a diversidade das práticas interpõe a necessidade dar voz aos pontos de encontro e tensão ocorrentes nesse extenso campo de saber, voz que o CLAM tem buscado escutar, fazer eco e partilhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânya Marques Cardoso, Musicoterapeuta Especialista pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro – CBM-UNICBE/RJ. Psicóloga, Doutora e Mestra em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis/SP.

Musicoterapeuta Especialista pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro – CBM-UNICBE/RJ. Psicóloga, Doutora e Mestra em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis/SP.Lattes: http://lattes.cnpq.br/3378223540154098

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Viní­cius Nikastro Honesko. Chapecó: Argos, 2005.

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Cadernos de musicoterapia, n.4. Rio de Janeiro: Enelivros, 1999.

________. Musicoterapia: Alguns Escritos. Ed. Enelivros, Rio de Janeiro, 2004.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. 25. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.

CARDOSO, Tânya Marques. A que(m) serve a música na Reforma Psiquiátrica brasileira? Linhas de audibilidade nas práticas musicais e sonoras da Saúde Mental Coletiva. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2014.

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE MUSICOTERAPIA, 6., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Ed. 2016. Disponí­vel em <http://www.sabermusical.com.br/wp-content/uploads/pdf/ANAIS-DO-CLAM_%205dejulho.pdf>, acesso em jan. 2018.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? Tradução de Fernando Cazarini, Ruy de Souza Dias e Hélio Rebello Cardoso Jr. IN: DELEUZE, G. Qu"™ est-ce qu"™un dispositif? – Michel Foucault Philosophe. Rencontre Internationale. Paris 9,10, 11 jan. 1988. Paris: Seuil, 1989/1990.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Vera Lúcia A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Ed. Atlas, 2002.

FASCINA VITOR, Jakeline Silvestre. Implementando a Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). In: FÓRUM PAULISTA DE MUSICOTERAPIA, 12, 2012, São Paulo. Apresentações... São Paulo, 2012. Disponí­vel em <https://fmtsp2012.files.wordpress.com/2012/12/implementando-a-mt-no-suas-jakeline-silvestre.pdf>, acesso em fev. 2018.

MARINS, Carolina; AMORIM, Felipe. Governo confirma 1º caso de coronaví­rus no paí­s e coloca 20 sob suspeita. UOL, 2020. Disponí­vel em <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/02/26/ministerio-da-saude-coronavirus-brasil-primeiro-caso-contraprova.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 28 mai. 2020.

MBEMBE, A. Polí­ticas da inimizade. Lisboa: Antí­gona, 2017.

MBEMBE, A. Necropolí­tica. São Paulo, sp: n-1 edições, 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-17