CONSTRUÇÕES SONORAS: A ESPACIALIZAÇÃO DO SOM NA ARTE DE PAULO NENFLIDIO

Autores

  • Lydio Roberto Silva Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR
  • Luciana Brandão Granemann PUC-PR/UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2016.7.1.1126

Resumo

Este estudo propõe um olhar sobre as obras do artista Paulo Nenflidio, a começar pela obra intitulada Música dos ventos, que serve como interface para fazer a conexão entre o homem e o lugar por meio do som. O estudo ainda investiga como as obras do autor trazem uma linha de pensamento que passeia entre a arte e a ciência, tornando-o assim um artista hí­brido, especialmente a partir da noção de campo expandido, de Rosalind Krauss. A pesquisa traz o estudo das interfaces da obra entre som e espaço e adentra no universo do artista, que além de ter formação em Artes Visuais, dispõe também de conhecimento em eletrônica. Traz também para a investigação outras obras de Paulo Nenflidio como artista visual e, mais precisamente, as obras sonoras nas quais a presença de seu conhecimento em eletrônica é evidente. Esta pesquisa justifica-se pela ausência de publicações cientí­ficas a respeito da obra do artista, assim como pela hipótese de uma leitura da obra de Nenflidio à luz de elementos teóricos e históricos relacionados à escultura no campo expandido proposto Rosalind Krauss, à paisagem sonora, conceito formulado por R. Murray Schafer, à arte cinética e à história dos autômatos.

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Biografia do Autor

Lydio Roberto Silva, Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR

Músico, compositor, musicoterapeuta, educador musical e Mestre em Mí­dia e Conhecimento (Engenharia de Produção – UFSC), professor da UNESPAR/FAP e UniBrasil.

Luciana Brandão Granemann, PUC-PR/UTFPR

Arquiteta (PUCPR), urbanista, paisagista e musicista, especialista em Artes Hí­bridas pela UTFPR (2016).

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos