Conquistas composicionais de Rebecca Clarke na ‘Sonata para viola e piano’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9925

Palavras-chave:

Mulheres compositoras, Viola de arco, Análise Musical, Rebecca Clarke

Resumo

A identificação de mulheres bem-sucedidas em diversas áreas do conhecimento tem sido um foco de recentes pesquisas colaborativas. No entanto, apesar desses avanços, o impacto dessas iniciativas ainda é limitado. O presente trabalho busca destacar alguns elementos de pioneirismo na biografia de Rebecca Clarke, com ênfase na composição da Sonata para viola e piano, tendo como foco a análise musical de seu primeiro movimento, sobretudo em termos de forma e harmonia. Nesse contexto, são reveladas algumas estratégias composicionais de Clarke quanto a cruzamentos de sonoridades de acordes adjacentes, expansões a partir do acorde centralizador da obra e construções de formações estruturais por terças cromáticas, resultantes de reagrupamentos de acordes que formam redes de transformações contextuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Universidade de São Paulo

Adriana Lopes Moreira é Professora Doutora Associada no Departamento de Música da ECA-USP (2004-), com experiências nas coordenadorias da graduação (2005-24), pesquisa (2012-14), pós-graduação (2013-17, 2021-), vice-chefia (2010-11), vestibular (2005-13), Laboratório PAM (2008-) e Grupo de Pesquisa TRAMA (ECA e CNPq, 2015-). Foi coordenadora científica nos congressos ANPPOM (2010-) e EITAM (2009-2019) e editora-chefe da revista OPUS (2011-15). É membro dos conselhos editoriais dos periódicos Vórtex (UNESPAR, 2024-), Súmula (Espanha, 2022-), ORFEU (UDESC, 2015-), OPUS (ANPPOM, 2015-) e Música (USP, 2015-). Dedica-se a pesquisas em Teoria, Análise e Percepção Musical, com ênfase no século XX

Laís Ferreira Lopes , Universidade de São Paulo

A violista Laís Ferreira Lopes é graduanda em Música pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu pesquisa sobre Rebecca Clarke (2023-24, PIBIC-CAPES e USP) e dedica-se a estudos em Análise e Performance Musical, com ênfase no repertório composto por mulheres. Em 2024, realizou intercâmbio acadêmico na Université Paris 8, integrando a Orchestre du Nouveau Monde. Participou da Orquesta do Instituto GPA (2017-22), Festival Iguazú in Concert (2017-19) e Festival Internacional de Londrina (2018). Estudou com Roberta Marcinkowski, Samuel Passos, Renato Bandel e Renata Jaffé.

Referências

ALLIANCE for Women Film Composers. Disponível em: https://theawfc.com. Acesso em: 14 abr. 2025.

BROE, Carolyn Waters. Viola Music by Women Composers: Four Season Orchestra. Disponível em: https://www.fourseasonsorchestra.org/womencomposers.html. Acesso em: 14 abr. 2025.

BYNOG, David. The 1919 Berkshire Festival Competition: A Momentous Weekend in the Viola's History. [s. l.]: Violinist.com, 2019. Disponível em: https://www.violinist.com/blog/dbynog/20198/27888/ Acesso em: 19 fev. 2024.

CARREFOUR Chamber Music Project. Getting to Know Rebecca Clarke: A Conversation with Christopher Johnson. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g-tXfak522g&t=330s. Acesso em: 14 abr. 2025.

CASTLETON, C. M. Rebecca Clarke, the violist: A Pioneering Performance Career. 10 de jun. de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tr3rORryJnQ&t=1815s. Acesso em: 23 abr. 2024.

CASTLETON, C. M. Rebecca Clarke, the Violist: Her Career and Performance Practice on an Emerging Solo Instrument in the Early Twentieth Century. 2023. Dissertação (Doutorado em Música) - Universidade de Maryland, College Park, 2023.

CHORAL Music by Women Composers. Disponível em: https://www.ocwomenschorus.org/women-composers/. Acesso em: 14 abr. 2025.

CURTIS, Liane. A Rebecca Clarke Reader. [s. l.]: The Rebecca Clarke Society, 2004.

CURTIS, Liane. Rebecca Clarke and Sonata Form: Questions of Gender and Genre. The Musical Quarterly, v. 81, n. 3, p. 393-429, 1997.

CURTIS, Liane. A Case of Identity. The Musical Times, v. 137, n. 1839, p. 15-2, 1996.

CURTIS, Liane. OWENS, Jessie Ann. Rebecca Clarke Society. Disponível em: www.rebeccaclarke.org. Acesso em: 14 abr. 2025.

DOUTHETT, Jack; STEINBACH, Peter. Parsimonious Graphs: A Study in Parsimony, Contextual Transformations, and Modes of Limited Transposition. Journal of Music Theory, v. 42, n. 2, p. 241-263, 1998.

GERARD, Eva. Women’s contributions to Viola repertoire and pedagogy in the twentieth century: Rebecca Clarke, Lillian Fuchs, and Rosemary Glyde. Thesis, The Graduate Center, City University of New York, 2019.

HER ENSEMBLE. Disponível em: https://www.herensemble.org. Acesso em: 14 abr. 2025.

JOHNSON, Christopher. Rebecca Clarke Composer, Life. Disponível em: https://rebeccaclarkecomposer.com/life/. Acesso em: 14 abr. 2025.

KUBALA, Lobo Ricardo. A escrita para viola nas sonatas com piano op. 11 nº 4 e op. 25 nº 4 de Paul Hindemith: aspectos idiomáticos, estilísticos e interpretativos. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

HYDE, Martha. Stravinsky’s neoclassicism. In: CROSS, Jonathan (ed.). The Cambridge Companion to Stravinsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 98-136.

INTERNATIONAL ALLIANCE for Women in Music. Disponível em: https://iawm.org. Acesso em: 14 abr. 2025.

MARIA ANNA MOZART Society Salzburg. Disponível em: https://www.maria-anna-mozart.at. Acesso em: 14 abr. 2025.

MATHES, James. The analysis of Musical Form. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2007.

MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Rebecca Clarke. Disponível em: https://www.elianamonteirodasilva.com/rebecca-clarke. Acesso em: 14 abr. 2025.

MONTEIRO DA SILVA, Eliana. CompositorAs. Disponível em: https://www.elianamonteirodasilva.com/compositoras. Acesso em: 14 abr. 2025.

MUSIC THEORY EXAMPLES BY WOMEN. Disponível em: https://www.musicbywomen.org. Acesso em: 14 abr. 2025.

REBECCA CLARKE COMPOSER. Disponível em: https://rebeccaclarkecomposer.com/viola-player/#jp-carousel-6338. Acesso em: 29 abr. 2024.

RUIZ, Sara Franco. Evolução do repertório para viola na música de Rebecca Clarke. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2015.

Downloads

Publicado

20.08.2025

Como Citar

Lopes da Cunha Moreira, A., & Ferreira Lopes , L. (2025). Conquistas composicionais de Rebecca Clarke na ‘Sonata para viola e piano’. Revista Vórtex, 13, 1–29. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9925

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”