Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8376

Palavras-chave:

Violão Brasileiro, História do Violão, Quincas Laranjeiras, Heitor Villa-Lobos, Sérgio Abreu

Resumo

Em fevereiro de 2007, ao comparar excertos de peças de Quincas Laranjeiras e Heitor Villa-Lobos até então pouco conhecidas (Dores d’Alma, Valse-Choro e Valsa Concerto N. 2), Sérgio Abreu (1948-2023) notou proximidades significativas na obra de ambos, esboçando considerar uma possível influência de Quincas na formação do “estilo violonístico” de Villa-Lobos. Em maio de 2023, no processo de organização e catalogação de seu espólio documental (Sérgio falecera em 19 de janeiro, poucos meses antes), foram encontradas seis páginas de um estudo aparentemente acabado, assinado e datado por Abreu em novembro de 2007, no qual apresenta argumentos, dados históricos e oito exemplos musicais comparativos de obras de Quincas e Villa-Lobos. Além de apresentar dados biográficos inéditos de Laranjeiras e de contextualizar o percurso de construção desse estudo, o artigo reproduz literalmente o trabalho de Sérgio, dando luz a uma de suas facetas menos conhecidas: a do músico-investigador capaz de traçar paralelos originais entre as obras de dois personagens seminais do violão no Brasil.

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Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Humberto Amorim é violonista, professor e pesquisador, leciona violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2007. Doutor em Musicologia pela UNIRIO, mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha), com uma formação acadêmica que compreende sete diplomas (1 doutorado, 2 mestrados e 4 graduações). Publicou dezenas de artigos em revistas científicas e é autor de dois livros publicados pela Academia Brasileira de Música. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2622-8698. E-mail: humbertoamorim@musica.ufrj.br

Sérgio Abreu

Sérgio Abreu (1948-2023) foi um violonista e luthier brasileiro. Iniciou os seus estudos violonísticos com o avô, Antônio Rebello, e com o pai, Osmar Abreu, sendo posteriormente orientado por D. Monina Távora. A partir de 1963, iniciou uma consagrada carreira artística em duo com o irmão, Eduardo Abreu, com o qual ganhou os palcos do mundo nos anos seguintes. Em 1967, venceu o concurso de violão mais importante da época, o ORTF, em Paris (França). Com o fim do Duo Abreu, em 1975, prosseguiu em carreira solo ou em trabalhos camerísticos com canto e flauta até 1981, quando passou a se dedicar exclusivamente à luteria, ofício no qual se tornou uma referência mundial.

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Publicado

01.11.2023

Como Citar

Amorim, H., & Abreu, S. (2023). Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos. Revista Vórtex, 11(2), 1–38. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8376

Edição

Seção

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”

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