O “avô do violão moderno”: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7100

Palavras-chave:

Violão no Rio de Janeiro, Quincas Laranjeiras, Mediador cultural, “Violão moderno”, Cultura popular, Joaquim Francisco dos Santos

Resumo

Com base em fontes suscitadas na bibliografia dedicada ao tema ou recolhidas em periódicos e publicações antigas, o artigo objetiva demonstrar que Quincas Laranjeiras (1873-1935) atuou como mediador cultural no Rio de Janeiro de seu tempo, colaborando para que o seu instrumento, o violão, circulasse em dinâmicas socioculturais diversas. Ancorados no cotejamento da literatura disponível e no pressuposto de que as práticas são irredutíveis aos discursos (CHARTIER, 1995), os resultados alcançados sugerem que tal mediação se deu em duplo sentido: 1) trazendo o violão dos primeiros rudimentos formativos ao estágio “moderno”, a partir da disseminação mais ampla de seus fundamentos técnicos e do ensino através de partituras; 2) fazendo com que o instrumento transitasse entre espaços e redes de sociabilidades nos quais, antes, o seu acesso parecia restrito ou mesmo inacessível

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Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Violonista, professor e pesquisador, leciona violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2007. Doutor em Musicologia pela UNIRIO, mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha), com uma formação acadêmica que compreende sete diplomas (1 doutorado, 2 mestrados e 4 graduações). Publicou dezenas de artigos em revistas científ icas e é autor de dois livros publicados pela Academia Brasileira de Música.

Paulo Martelli, Movimento Violão

Concertista de carreira internacional e com diversos prêmios em concursos, Paulo Martelli é doutor em música pela UNESP, com mestrados e formações na Manhattan School of Music e na Julliard School (Nova York) e pós-doc na UFRN. Seus trabalhos incluem publicações de livros, CD’s e apresentações em alguns dos palcos mais importantes do mundo (incluindo o Carneggie Hall). É o idealizador e diretor da série Movimento Violão.

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Publicado

08.04.2023

Como Citar

Amorim, H., & Martelli, P. . (2023). O “avô do violão moderno”: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural. Revista Vórtex, 11(1), 1–29. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7100

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