As estratégias de abertura ao intérprete e os procedimentos de controle do discurso

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7496

Palavras-chave:

Compositor-intérprete, Relações de poder, Procedimentos de controle do discurso, Paulo de Assis, Análise Crítica

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítica da relação compositor/intérprete a partir da proposta do intérprete emancipado conforme articulada por Paulo de Assis. Situamos historicamente as configurações e mecanismos de poder que marcam a divisão de trabalho a partir das concepções de disciplina e soberania de Michel Foucault. Posteriormente, analisamos proposições metodológicas e artísticas fundamentadas na atualização da noção de Obra musical concebida por Assis. A fim de compreender os limites e as contradições que marcam tal proposição, traçamos paralelos entre a abordagem do autor e os procedimentos de controle do discurso. Acreditamos que tal via analítica nos possibilite compreender os mecanismos de ordenamento, delimitação e exclusão que marcam as formações discursivas pautadas no eixo da relação compositor/intérprete.

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Biografia do Autor

Daniel Pizaia, Universidade Estadual de Londrina

Possui licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina (2019) e mestrado em musicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022) na linha de História, Estética e Fenomenologia da Música. Realizou Iniciação Científica focada na análise das gravações de Glenn Gould das Variações Goldberg. No mestrado buscou identificar as normas e condutas performáticas advindas de processos criativos vinculados a indeterminação de John Cage, a vertente de estudo da Colaboração compositor/intérprete e a proposição sobre Obra musical encontrada nos trabalhos de Paulo de Assis. Atua como membro colaborador no projeto de pesquisa CLIC da Universidade Estadual de Londrina, onde estuda as relações de poder nos âmbitos da análise musical e da performance por meio de elementos da análise crítica e arqueológica de matriz foucaultiana.

Fabio Furlanete, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Bacharelado em Música, Habilitação em Composição e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Improvisação e Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, eletroacústica, improvisação, interface e representação. 

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Publicado

14.07.2023

Como Citar

Gouvea Pizaia, D., & Parra Furlanete, F. (2023). As estratégias de abertura ao intérprete e os procedimentos de controle do discurso . Revista Vórtex, 11(2), 1–29. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7496

Edição

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