Práticas de desclassificação na performance musical: perspectivas emancipatórias para a Pesquisa Artí­stica

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Autores

  • Bibiana Bragagnolo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.1

Palavras-chave:

Pesquisa Artí­stica, Desclassificação, Performance Musical

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo expor o problema da atual epistemologia na música, que reside na sua hiper classificação, e traçar um caminho rumo àquilo que Gutiérrez (2007) compreende como epistemografia, o que consistiria em uma possibilidade de emancipação da pesquisa em performance ou, em outras palavras, uma possibilidade epistemológica e metodológica para a Pesquisa Artí­stica. Para tal, a base teórica consistirá, sobretudo, nos trabalhos do teórico da Ciência da Informação Antonio Garcia Gutiérrez (2007, 2020) e também do sociólogo Boaventura de Souza Santos (2005, 2019). A partir da apresentação dos problemas relacionados à classificação e das suas consequências no campo musical, são traçadas estratégias de desclassificação a serem aplicadas na pesquisa em música, mostrando um possí­vel caminho para o desenvolvimento da Pesquisa Artí­stica.

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Biografia do Autor

Bibiana Bragagnolo, Universidade Federal de Mato Grosso

Bibiana Bragagnolo é Doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraí­ba, sob a orientação do Prof. Dr. Didier Guigue, com perí­odo de doutorado sanduí­che na Universidade de Aveiro, financiado pela CAPES e sob orientação do Prof. Dr. Luca Chiantore. Bibiana tem desenvolvido atividades como pianista, atuando principalmente dentro do âmbito da música experimental, e como pesquisadora, sobretudo na temática da inserção da performance na análise musical e no campo da pesquisa artí­stica. Em 2018 recebeu o Prêmio TeMA pelo artigo "Os contrastes sonoros em Contrastes de Marisa Rezende" e em 2015 realizou, como solista, a estreia brasileira do Concerto para Piano Preparado e Orquestra de Câmara de John Cage. É professora efetiva na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nas áreas de performance, piano e educação musical. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1282-6534

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Publicado

15.05.2021

Como Citar

Bragagnolo, B. (2021). Práticas de desclassificação na performance musical: perspectivas emancipatórias para a Pesquisa Artí­stica. Revista Vórtex, 9(1), 1. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.1

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