"Proposição" – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian

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Autores

  • Wladimir F. C. Mattos Universidade Estadual Paulista
  • Lourival Lourenço Jr. Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.37

Palavras-chave:

Violão, Violonismo, Vocalidade, Canção de câmara

Resumo

Mais do que um neologismo proposto para dar efeito a algum jogo conceitual, o termo violonismo, em contraste com o violoní­stico, reflete uma concepção especí­fica sobre o comportamento do violão na prática da canção de câmara brasileira. Trata-se das possibilidades de atuação do violonista na canção de câmara para canto e violão, sobretudo quando nos damos conta de que este repertório tem no cerne da sua criação não apenas a musicação de um texto para a composição de uma melodia cantável, a ser acompanhada, mas sim um processo no qual esta musicação e a sua vocalidade intrí­nseca integram o instrumento na unidade discursiva tridimensional deste tipo de canção. Como um exercí­cio de análise sobre estas possibilidades apresentamos algumas impressões sobre "Proposição" , canção de Ricardo Tacuchian, sobre texto de Gabriel Neves.

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Biografia do Autor

Wladimir F. C. Mattos, Universidade Estadual Paulista

Wladimir Mattos é Doutor em Música pela UNESP, onde realizou também o Mestrado e Bacharelado em Música com Habilitação em Canto. Professor do Instituto de Artes da UNESP, desde 2006, leciona atualmente as disciplinas de prosódia, dicção, fisiologia da voz, pedagogia do canto e interpretação da canção de câmara. Integra a área de Arte e Educação do Programa de Pós-Graduação em Artes do IA-UNESP e coordena o grupo de estudos Auralidade e Vocalidade nas Artes – AV:A. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8539-7435

Lourival Lourenço Jr., Universidade Estadual Paulista

Lourival Lourenço Jr é Mestre em Música na área de Análise Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Bacharel em Música com Habilitação em Violão pela UNESP. Formado em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí­, em convênio com a ETEC de Artes de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arranjo e música de câmara, e integra o Núcleo de Estudos da Canção pertencente ao grupo Auralidade e Vocalidade nas Artes – AV:A. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7395-4097

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Mattos, W. F. C., & Lourenço Jr., L. (2020). "Proposição" – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian. Revista Vórtex, 8(3), 1.37. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.37

Edição

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