"Proposição" – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.37Palavras-chave:
Violão, Violonismo, Vocalidade, Canção de câmaraResumo
Mais do que um neologismo proposto para dar efeito a algum jogo conceitual, o termo violonismo, em contraste com o violonístico, reflete uma concepção específica sobre o comportamento do violão na prática da canção de câmara brasileira. Trata-se das possibilidades de atuação do violonista na canção de câmara para canto e violão, sobretudo quando nos damos conta de que este repertório tem no cerne da sua criação não apenas a musicação de um texto para a composição de uma melodia cantável, a ser acompanhada, mas sim um processo no qual esta musicação e a sua vocalidade intrínseca integram o instrumento na unidade discursiva tridimensional deste tipo de canção. Como um exercício de análise sobre estas possibilidades apresentamos algumas impressões sobre "Proposição" , canção de Ricardo Tacuchian, sobre texto de Gabriel Neves.Downloads
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