Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski

Visualizações: 60

Autores

  • Regiane Alves
  • Luciana Noda Universidade Federal da Paraí­ba
  • Durval Cesetti Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3205

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudo aplicadas na construção da performance dos seis primeiros Études Op.33 de Karol Szymanowski (1882-1937). O planejamento e preparação da performance foi dividido em três etapas e as ferramentas utilizadas para coleta de dados consistiram em um diário de estudo que serviu para a autoavaliação contí­nua durante o planejamento e registros de áudio. As oito estratégias aplicadas nas sessões de práticas revelaram-se flexí­veis, bem escolhidas e eficientes, promovendo a criatividade durante a prática e um comportamento seguro e positivo durante a performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Alves

Mestra em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharela em música pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: ane_ap@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2775-2814

Luciana Noda, Universidade Federal da Paraí­ba

Doutora e Mestra em Música (UFRGS). Foi Fulbright Visiting Scholar na University of Colorado-Boulder. Professora de Piano da UFPB, atua no PPGM da UFPB e UFRN. Tem apresentado regularmente suas pesquisas em congressos nacionais e internacionais. E-mail: lucnoda@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3265-9988

Durval Cesetti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

"Um pianista de rara musicalidade" (La Presse, Montreal), Durval Cesetti é doutor pela McGill University (Canadá), professor da Escola de Música da UFRN e Professor Visitante Honorário do Conservatório de Música da Tianjin (China). E-mail: durval.cesetti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3269-9149

Referências

ALVES, Regiane; FERREIRA, Ana Cristina Santos.; CESETTI, Durval. Hipermobilidade Articular em Instrumentistas: medidas preventivas e tratamentos. Revista Vórtex, v.5, n.2, p.1-13, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2144

BARRY, Nancy. The effects of practice strategies, individual differences in cognitive style, and gender up on technical accuracy and musicality of student instrumental performance. Psychology of Music, v. 20, n.2, p.112-123, out. 1992. DOI: https://doi.org/10.1177/0305735692202002

BARROS, Luí­s Claúdio. Retrospectiva histórica e temáticas investigativas nas pesquisas empí­ricas sobre o processo de preparação de performance. Per Musi, n.31, p.284-299, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/permusi2015a3115

CHAFFIN, Roger; IMREH, Gabriela; CRAWFORD, Mary. Practicing perfection: memory and piano performance. Mahwah. NJ: Erlbaum, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0956-7976.2002.00462.x

CHAFFIN, Roger; LEMIEUX, Anthony F. General perspectives on achieving musical excellence. In WILLIAMON, Aaron (editor), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004. Cap.2, p.19-40. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198525356.003.0002

ERICSSON, K. Anders; Krampe, Ralf Th.; Tesch-Römer, Clemens. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, v.100, n.3, p.363-406, 1993. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.100.3.363

GRUSON, Linda. Rehearsal skill and musical competence: does practice makes perfect? In: SLOBODA, John. Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, improvisation and Composition. Oxford: Clarendon Press, 1988, p.91-112. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198508465.003.0005

HALLAM, Susan. The development of expertise in young musicians: strategy use, knowledge acquisition and individual diversity. Music Education Research, v.3 n.1, p.7-23, mar. 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/14613800020029914

HAMMOND, Clare. Szymanowski - Etudes Op.33, Nos. 1-8. Disponí­vel em: <https://vimeo.com/25983776>. Acesso em: 21 set. 2017.

JOHNSTON. Philip. The practice revolution. Australia: Practice Spot Press, 2002.

JORGENSEN, Harald. Instrumental practice: quality and quantity. Musiik kikasvatus: The Finnish Journal of Music Education (FJME). v.11 n.1–2, p.8-18, 2008.

______. Strategies for individual practice. In WILLIAMON, Aaron (Ed.), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004 Cap.5, p.85-103. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198525356.003.0005

JUSLIN, Patrik. N.; FRIBERG, Anders; SCHOONDERWALDT, Erwin; KARLSSON, Jessika. Feedback learning of musical expressivity. In WILLIAMON, Aaron (Ed.), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004. Cap.13, p.247-265 DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198525356.003.0013

LEE, Sinae. Sinae Lee plays Szymanowski 12 Etudes, Op.33. Royal Conservatoire of Scotland, UK, Out. 2016. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=2ciABhczr20> Acesso em: 3 out. 2017.

NIELSEN, Siw G. Self-regulating learning strategies instrumental music practice. Music Education Research, v.3 n.2, p.155-67, set. 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/14613800120089223

______. Learning strategies in instrumental music practice. British Journal of Music Education, v. 16 n. 3, p. 275-91, nov. 1999. DOI: https://doi.org/10.1017/S0265051799000364

ROSTRON, Andrew; BOTTRILL, Suzanne. Are pianists different? Some evidence from performers and nonperformers. Psychology of Music, v.28, p.43-61, 2000. DOI: https://doi.org/10.1177/0305735600281004

RUBIN-RABSON, Grace. Studies in the psychology of memorizing piano music: III. A comparison of massed and distributed practice. Journal of Educational, 31, 1940, p.270-284. DOI: https://doi.org/10.1037/h0061174

SMYTH, David. Patterning Beyond Hypermeter. College Music Symposium 32, [S.l.], p.79-84, 1992.

SZYMANOWSKI, Karol. 12 Études, Op.33. Viena, AUT: Universal Edition, 1922. Partitura.

TANG, Wein-Qin Claire. A Study of Karol Szymanowski"™s Musical Evolution in Selected Piano Works. 2004. 58 f. Tese (Doutorado em Música) - School of Music da Michigan State University, CA, 2004.

WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198525356.001.0001

WILLIAMON, Aaron; THOMPSON, Sam. Evaluating evaluation: musical performance assessment as a research tool. Music Perception, v.21 n.1, p.21-41, mai. 2003. DOI: https://doi.org/10.1525/mp.2003.21.1.21

WILLIAMON, Aaron; VALENTINE, Elizabeth. Quantity and quality of musical practice as predictors of performance quality. The British Journal of Psychology, 91, p.353-376, ago. 2000. DOI: https://doi.org/10.1348/000712600161871

______. The role of retrieval structures in memorizing music. Cognitive Psychology, n.44, p.1-32, fev. 2002. DOI: https://doi.org/10.1006/cogp.2001.0759

Downloads

Publicado

01.12.2019

Como Citar

Alves, R., Noda, L., & Cesetti, D. (2019). Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3205

Edição

Seção

Artigos