O legado de Jean-Baptiste Krumpholtz
Visualizações: 68DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2636Resumo
O presente artigo investiga a obra de Jean-Baptiste Krumpholtz, importante figura da harpa de pedais da segunda metade do século XVIII, a fim de mostrar sua relevância em meio ao universo do instrumento durante o mesmo período. Para tanto, o texto, buscando explicitar as singularidades do legado do harpista, concentra-se na explanação e análise de aspectos que destacam Krumpholtz entre seus contemporâneos, mostrando seus feitos significativos como inventor, compositor e figura inspiradora junto à história e desenvolvimento da harpa de pedais e de seu repertório.Downloads
Referências
BARTHEL, L. Au coeur de la harpe au XVIIIème siècle. Paris: Garnier-François, 2005.
CLEMENTI, M. Sonata Op. 50, no.3 – "Didone Abbandonata". Stuttgart: Eduard Hallberger, [c.1860].
FÉTIS, F. Notice Biographique sur Sébastien Érard, Chevalier de la Légion-D"™Honneur. Paris: E. Duverger, 1831.
GRANGIER, A. A genius of France - a short sketch of the famous inventor Sebastien Erard and the firm he founded in Paris, 1780. 3. ed. Paris: Maison Erard, 1924.
GRANT, G. Technical manual and dictionary of Classical Ballet. 3. ed. New York: Dover Publications, 1982.
JOURNAL DE PARIS. Paris: No. 314, 1789.
______. Paris: No. 39, 1786.
KOHAUT, J. Trio pour le Clavecin, la Harpe ou le Luth avec accompagnement d"™un Violon et la Basse. Paris: Le Clere, 1767.
KRUMPHOLTZ, J-B. Collection de pièces de differens genres, Oeuvres XIIIe et XIVe. Paris: L"™auteur, 1788.
______. Deux Sonates en fome de scenes de differens Caractères, Oeuvre XVIII. Paris: Naderman, [c.1789].
______. Deux Sonates en forme de SCENES di Mezzo-Carattere, Oeuvre XV. Paris: L"™auteur, 1788.
______. Quatre Sonates en forme de SCENES de differens Caractères, Oeuvre XV. Paris: L"™auteur, 1788.
______. Recueil de Douze Préludes et Petits Airs pour la Harpe, Opera 2e. Paris: L"™auteur, [1777?].
______. Sonate pour la Harpe en scene de demi-caractere, Oeuvre XVIIe. Paris: L"™auteur, [c.1789].
______. Sonates, Oeuvre XIV. Paris: Naderman, 1788.
______. Trois Sonates pour la Harpe, dont la première en forme de Scene, Oeuvre XVIe bis. Paris: Naderman, 1788.
______. Trois Sonates pour la Harpe, dont la première en forme de Scene, Oeuvre XVIIe. Paris: L"™auteur, [c.1789].
KUHNAU, J. Musicalische Vorstellung einiger biblischer Historien. Leipzig: Immanuel Tietzen, 1700.
LEVER, M. Beaumarchais et la musique. Revue d"™Histoire littéraire de la France, 100e Anné. France: No. 4, pp.1093-1104, 2000.
MOZART, W. A. Fantaisie et Sonate pour le Forte-Piano, Oeuvre XI. Vienna: Artaria Comp., 1785.
PARKER, M. Child of Pure Harmony – A source book for the single-action harp. [London], 2005. E-book.
PLANE, J. M. Principes pour la harpe, par J. B. Krumpholtz. Paris: P. J. D Plouvier, 1809.
RENSCH, R. Harps and Harpists – revised edition. 2. Ed. Bloomington: Indiana University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt2005x7h
THIERNESSE, M. F. Un aspect de l"™oeuvre de Jean-Baptiste Krumpholtz. Association internationale des harpistes et amis de la harpe. Paris: 15o. Année, p. 22-23, Printemp, 1977.
VERNILLAT, F. La littérature de la harpe en France au XVIIIe siècle. "Recherches" sur la Musique françaises classique. Paris: n. 9, p. 162-185, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Faglioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.