Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Um relato do Projeto Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS
Visualizações: 127DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2618Resumo
Descrevemos aqui ações e abordagens em ensino e pesquisa em ubimus no contexto da Educação Básica, desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFRGS, envolvendo a participação de alunos do Ensino Médio através do Programas de Bolsa em Iniciação Científica modalidade Júnior implementadas no Colégio de Aplicação da UFRGS, bem como os trabalhos desenvolvidos em parceria com membros do g-ubimus durante o período de 2012-2018.Downloads
Referências
ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. Comprovisação: Abordagens Desde a Heurística Estética em Ecocomposição. In: SBCM 2015. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music 2015. [ISBN: 2175-6759]. Campinas, SP: SBC, 2015. p. 169-180.
ARDUINO. Arduino - Home. Disponível em <https://www.arduino.cc>. Acesso em ago., 2018.
BESSA, W. R. B.; KELLER, D.; FARIAS, F. M.; FERREIRA, E.; PINHEIRO DA SILVA, F.; PEREIRA, V. S. SoundSphere v. 1.0: Documentação e análise dos primeiros testes. In: IV SIMA. Anais do Simpósio Internacional de Música na Amazônia 2015. Porto Velho, RO: UNIR, 2015.
BURTNER, M. Ecoacoustic and shamanic technologies for multimedia composition and performance. [DOI: 10.1017/S1355771805000622]. Organised Sound, v. 10, n. 1, p. 3-19, 2005. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771805000622
DE FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
DOMINGUES, I. Multi, Inter and Transdisciplinarity - where are we and where are we going? Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 11-26, 2012. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol7.n2.p11-26
DONALD, M. Art and cognitive evolution. In: TURNER, M. (Org.), The Artful Mind. [ISBN: 9780195306361]. Oxford, UK: Oxford University Press, 2006. p. 3-20. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195306361.003.0001
FANTAUZZACOFFIN, J.; ROGERS, J. D. Considering patterns of creative work process in creativity support. In: CHI"™13. Proceedings of the ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY: ACM, 2013.
FARIAS, F. M.; KELLER, D.; PINHEIRO DA SILVA, F.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; LIMA, M. H.; COSTALONGA, L.; JOHANN, M. Suporte para a criatividade musical cotidiana: mixDroid segunda geração. In: V UbiMus. Proceedings of the V Workshop on Ubiquitous Music. Vitória, ES: Ubiquitous Music Group, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1999.
G-UBIMUS. Grupo de Música Ubíqua. Disponível em <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ 2648608485465949>. Acesso em ago., 2018.
HARRINGTON, D. M. The ecology of human creativity: A psychological perspective. In: RUNCO, M.; ALBERT, R. (Org.), Theories of Creativity. [ISBN: 9780803935440]. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1990. p. 143-170.
KELLER, D. Compositional processes from an ecological perspective. [DOI: 10.1162/ 096112100570459]. Leonardo Music Journal, v. 10, p. 55-60, 2000. DOI: https://doi.org/10.1162/096112100570459
____________. Sonic Ecologies. In: BROWN, A. R. (Org.), Sound Musicianship: Understanding the Crafts of Music. [ISBN: 978-1-4438-3912-9]. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2012. p. 213-227.
KELLER, D.; CAPASSO, A. New concepts and techniques in eco-composition. [DOI: 10.1017/S1355771806000082]. Organised Sound, v. 11, n. 1, p. 55-62, 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771806000082
KELLER, D.; LAZZARINI, V. Ecologically grounded creative practices in ubiquitous music. [DOI: 10.1017/S1355771816000340]. Organised Sound, v. 22, n. 1, p. 61-72, 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771816000340
KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (Org.). Ubiquitous Music. [ISBN: 978-3-319-11152-0]. Berlin e Heidelberg: Springer International Publishing, 2014.
KELLER, D.; LIMA, M. H.; FORNARI, J. Painel: Desafios da pesquisa em música ubíqua. In: ANPPOM 2014. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo, SP: ANPPOM, 2014.
KELLER, D.; LIMA, M. H. Supporting everyday creativity in ubiquitous music making. In: KOSTAGIOLAS, P.; MARTZOUKOU, K.; LAVRANOS, C. (Org.), Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0270-8.ch005
KIRSH, D.; MAGLIO, P. P. On distinguishing epistemic from pragmatic action. Cognitive Science, v. 18, n. 4, p. 513-549, 1994. DOI: https://doi.org/10.1207/s15516709cog1804_1
KLEIN, J. T. Interdisciplinarity and complexity: An evolving relationship. E:CO, v. 6, n. 1-2, p. 2-10, 2004.
LCM. LCM - UFRGS - Home. Disponível em <http://www.inf.ufrgs.br/lcm/>. Acesso em ago., 2018.
LIMA, M. H. Diásporas Mentais e Mentes Diaspóricas: emergências, novas tecnologias, educação. Tese (Doutorado). Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.
____________. Theory and practice in Ubiquitous Music research at a Basic Education context with high school students in and out of the classroom. In: ISME 2018. Proceedings of ISME 2018 - MISTEC - Music in the School and Teacher Education Commission. Praga, República Checa [:s.n.], 2018.
LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V. Eco-composition and everyday creative musical practices: theory and practice experience in ubiquitous music research at UFRGS Application School with high school students in and out of the classroom. In: MUSICHILDREN"™17. Music for and by Children: online proceedings of the international conference musichildren"™17. [ISBN: 978-972-789-539-7]. Aveiro, Portugal [:s.n.], 2018. p.139-151.
LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; FERREIRA, E. Ubiquitous music research: Everyday musical phenomena and their multidisciplinary implications for creativity and education. [DOI: 10.1386/jmte.10.1.73_1]. Journal of Music, Technology and Education, v. 10, n. 1, p. 73-92, 2017. DOI: https://doi.org/10.1386/jmte.10.1.73_1
LIMA, M. H.; KELLER, D.; OTERO, N.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. Ecocompositional techniques in ubiquitous music practices in educational settings: Sonic sketching. In: SEMPRE (MET2014). Proceedings of SEMPRE (MET2014): Researching Music, Education, Technology: Critical Insights. London: iMerc, 2014a. p. 123-127.
LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. O Grupo de Pesquisa em Música Ubíqua e as perspectivas de trabalho em composição e novas tecnologias da informação e comunicação no campo da educação musical. In: ISME Chile 2013. Anales de la 9a Conferencia Regional Latinoamericana y 2a Conferencia Panamericana de Educación Musical. Santiago, Chile: ISME, 2013.
LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. The everywhere music: Research on Ubiquitous Music, ICT, Music, Education. In: ISME 2014. Proceedings of the 31st World Conference on Music Education. Porto Alegre, RS: ISME, 2014b. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0
LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; MILETTO, E. M. Creativity-centred design for ubiquitous musical activities: Two case studies. [DOI: 10.1386/jmte.5.2.195_1]. Journal of Music, Technology and Education, v. 5, n. 2, p. 195-222, 2012. DOI: https://doi.org/10.1386/jmte.5.2.195_1
MILETTO, E. M.; PIMENTA, M. S.; BOUCHET, F.; SANSONNET, J.-P.; KELLER, D. Principles for music creation by novices in networked music environments. Journal of New Music Research, v. 40, n. 3, p. 205-216, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2011.603832
MILETTO, E. M.; ROGOWSKI, M. V.; KIMIECIKI, I. A.; OLIVEIRA, E. L.; FLORES, L. V. Rumo a uma Biblioteca de Sons Aberta para Experimentação Musical Coletiva na Web. In: COMPUTER ON THE BEACH, 6., 2015, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Itajaí: Univali, 2015. p. 440-442.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação BaÌsica. [ISBN: 978-857783-136-4]. BrasiÌlia: MEC, SEB, DICEI, 2013.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento - Transdisciplinaridade. In: Educação e Transdisciplinaridade. [S.l.:s.n.], 2000. p. 9-25. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/ 001275/127511por.pdf>. Acesso em ago., 2018.
POMBO, O.; GUIMARíES, H.; LEVY, T. Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras, 2006.
RUNCO, M. A. Creativity. [DOI: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141502]. Annual Review of Psychology, v. 55, n. 1, p. 657-687, 2004. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.55.090902.141502
SMALL, C. Performance as ritual: Sketch for an enquiry into the true nature of a symphony concert. [DOI: 10.1111/j.1467-954X.1986.tb03312.x]. The Sociological Review, v. 34, n. S1, p. 6-32, 1986. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-954X.1986.tb03312.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Helena de Lima, Damián Keller, Evandro Miletto, Luciano Flores, Jean Carlos Figueiredo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.