Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017) – Uma performance para tororó, percussão e live electronics

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Autores

  • Pedro Henrique Machado Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cleber da Silveira Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2611

Resumo

Este artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre o autor (intérprete-compositor) e o compositor Caio Pierangeli, que resultou na obra Arengarôa (2017). A obra foi inspirada pela construção da performance de Microplastic PET (BURTNER, 2012). Em ambas as obras, a matéria prima composicional parte da utilização de objetos plásticos executados junto a instrumentos convencionais de percussão. Assim, descreve-se, neste artigo, as técnicas desenvolvidas e aplicadas a tais objetos, resultando numa performance para instrumentos de percussão e aparatos tecnológicos em tempo real. A metodologia se deu através da realização de oficinas de experimentação, compreendidas em três momentos: seleção dos objetos plásticos e construção das sonoridades; desenvolvimento das técnicas utilizadas e a criação da programação computacional utilizada no processamento sonoro no decorrer da obra. O resultado desta pesquisa se deu em dois aspectos concomitantes: a criação de um instrumento de percussão denominado por Tororó, desenvolvido exclusivamente para a interpretação da obra Arengarôa.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Machado Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo programa de pós-graduação em Música da UFRN e graduado em Percussão pela Universidade Federal da Paraí­ba. E-mail: pedrohenriquemfreire@gmail.com

Cleber da Silveira Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre pelo NICS (UNICAMP) vem desenvolvendo sua pesquisa com ênfase na interação dos instrumentos de percussão e processos tecnológicos. Como intérprete, destacam concertos de âmbito nacional e internacional, tais como: USA, Cuba, Canadá, México, Croácia, Eslovênia, Portugal e Espanha. Atualmente é professor de Bateria e Percussão da UFRN e coordenador do Laboratório de Percussão e Performance mediada por Recursos Tecnológicos (LAPERME-UFRN). E-mail: cleberdasilveiracampos@gmail.com

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Publicado

01.09.2018

Como Citar

Freire, P. H. M., & Campos, C. da S. (2018). Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017) – Uma performance para tororó, percussão e live electronics. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2611

Edição

Seção

Artigos

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