De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez

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DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731

Palavras-chave:

Transcrição, Proliferação, Orquestração, Pierre Boulez, Notations

Resumo

Este artigo analisa a transcrição realizada por Pierre Boulez do sétimo movimento das Douze Notations para piano, resultando na peça Notations VII para orquestra. Nosso objetivo é compreender as técnicas composicionais utilizadas, abordando aspectos estruturais, temporais, harmônicos e timbrísticos. Dividido em cinco partes, o texto inicia com uma introdução às Douze Notations e as transcrições feitas por Boulez, embasada em seus próprios escritos. Em seguida, apresentamos uma análise da miniatura para piano, seguida de uma contextualização do termo “proliferação” e de uma análise da versão orquestral. A reflexão final destaca os tipos de proliferação realizados por Boulez, as quais denominamos como proliferação temporal-estrutural, proliferação temporal-heterofônica e proliferação harmônico-tímbrica.

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Biografia do Autor

Igor Leão Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Igor Maia é compositor e regente, atualmente professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é doutor em composição musical pelo King’s College London (Inglaterra). Participou de diversos festivais e concertos na Europa, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Japão e também foi premiado em concursos nacionais e internacionais. Sua música é publicada pela Babel Scores (França) e Donemus (Holanda).

Felipe Mendes Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Felipe Vasconcelos é graduado em Composição pela Escola de Música da UFMG. Possui mestrado em composição pela UFRGS e é doutor em Música pela UFMG. Compositor premiado no Brasil e no exterior. Atua como regente, arranjador e professor de música. Atualmente, é pós-doutor residente na UFMG.

Samuel Araújo Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Samuel Araújo é bacharelando em composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Formou-se em Eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também atuou como corista por vários anos. Participou do projeto de pesquisa "Exploração do Timbre na Orquestra: Análise e Composição", como bolsista de iniciação científica do CNPq, sob orientação do Prof. Igor Maia. Atualmente rege o coral amador "Aroch".

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Publicado

28.03.2024

Como Citar

Leão Maia, I., Mendes Vasconcelos, F., & Araújo Alves, S. (2024). De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez. Revista Vórtex, 12, 1–31. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731

Edição

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