Quarto Duplo (Chambre Double)

Visualizações: 35

Autores/as

  • Michelle Agnes Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.907

Resumen

Obra para: Dossiê Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos – Org: BONAFÉ, Valéria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Agnes Magalhães

A composição na minha trajetória representa uma sí­ntese de experiências diversas. Foi juntando extremidades opostas, a teoria musical e a pesquisa de um lado, a improvisação como pianista do outro, que a vontade de reunir reflexão e prática encontrou na composição a sua forma de expressão. Minha formação se deu inicialmente em um curso de inverno no Festival de Londrina com Hans J. Koellreutter em 1994. Em seguida, tive uma longa passagem pela universidade (bacharelado em composição na Unicamp, mestrado na mesma universidade). A pesquisa de doutorado sobre Luigi Nono (USP) me ajudou a entrar em contato com a forma de abordagem intuitiva e baseada no som do compositor italiano, que também seria tão importante no meu trabalho. Sobre meus professores, numerosos diálogos me foram necessários - toda uma constelação de eventos para uma única págica de música bem-sucedida. Entre esses encontros, que tiveram um papel pedagógico fundamental - muito embora alguns deles tenham sido breves em forma de workshop ou conversa, estão as aulas de J. A. Mannis, Almeida Prado, Livio Tragtenberg, Fernando Iazzetta, Silvio Ferraz, Salvatore Sciarrino, Chaya Czernowin, Pierluigi Billone, Franck Bedrossian, Tristan Murail, Stefano Gervasoni, Michael Jarrell e Philippe Manoury. Minha experiência com o grupo de improvisação Abaetetuba, e em duo com Celio Barros e Florentin Ginot, constituiu meu grande laboratório prático, desenvolvendo escuta e resposta em forma de sons, que considero como uma importante etapa de gestação do meu projeto artí­stico.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Magalhães, M. A. (2015). Quarto Duplo (Chambre Double). Revista Vórtex, 3(2), 270–282. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.907

Número

Sección

Obras Artí­sticas | Dossiê "Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos"

Métrica