La actuación decolonial de Rachel Reis en el álbum Meu Esquema y la escena musical afrolatina de Salvador

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724

Palabras clave:

Música pop, escena musical afrolatina, Performance, Interseccionalidad, Decolonialidad

Resumen

En este artículo presentamos los primeros resultados de una investigación que busca pensar las prácticas musicales enmarcadas en territorialidades decoloniales, desde una perspectiva interseccional. Tomando como objeto de investigación el álbum visual Meu Esquema de Rachel Reis, proponemos articular la noción de escena musical en conexión con conceptos como Performance, Afrocentricidad, Feminismo Decolonial y Ancestralidad, para comprender fenómenos culturales urbanos anclados en performances de género, post-género, raza/etnia, sexualidades, ciudadanía y clase, que se materializan en ciudades latinoamericanas. Para ello, proponemos el concepto de escena musical afrolatina/diaspórica, que nos parece el más adecuado para comprender los procesos culturales en lugares marcados por la opresión colonial y la violencia étnico-racial.

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Biografía del autor/a

Nadja Vladi Gumes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nadja Vladi Gumes é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professora do curso de Produção Musical do CECULT/UFRB e docente permanente do PPGCOM da UFRB e do Programa em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFBA, é uma das líderes do grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais (CNPq/UFRB) e coordena a pesquisa Práticas musicais e suas conexões comunicacionais atravessadas por perspectivas interseccionais. É sócia da IASPM-AL (Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana) e participa do GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom. Foi pesquisadora visitante na McGill University (2017/Canadá) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Tatiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Tatiana Rodrigues Lima é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos, Curso Superior Tecnológico em Produção Musical, Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas e Licenciatura em Música Popular Brasileira. Lidera o grupo de pesquisa Música e Mediações Culturais (CNPq/UFRB). É jornalista graduada pela UFBA, mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e Pós-doutora pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa.

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Gumes, N. V., & Rodrigues Lima, T. (2024). La actuación decolonial de Rachel Reis en el álbum Meu Esquema y la escena musical afrolatina de Salvador. Revista Vórtex, 12, 1–30. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8724

Número

Sección

Artigos